Pequenas empresas devem pensar em exportar, diz especialista

10 de novembro de 2015

Para Rafael de Farias, coordenador técnico do Sebrae, micro e pequenas empresas precisam se atentar ao mercado de exportações

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Pesquisa realizada pelo Sebrae nacional aponta que apenas uma em cada mil micro e pequenas empresas exporta no país. “O Brasil segue fechado para o mundo”, afirma Rafael de Farias Costa Moreira, analista de gestão estratégica do Sebrae, responsável pela pesquisa e convidado para palestrar no VII Encontro Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras, realizado pela CECIEx na cidade de São Paulo.

No evento, o coordenador técnico da pesquisa “As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira”, realizada pelo Sebrae, aproveitou sua palestra para contextualizar o panorama empreendedor na economia exportadora do Brasil.

Segundo dados da pesquisa, os produtos desenvolvidos por micro e pequenas empresas no Brasil representam apenas 0,8% de todo o valor arrecadado em exportações. “É um espaço e tanto para expandir. A inserção internacional é essencial para um país sustentável”, afirma.

Com o Brasil na 25ª posição no ranking mundial de exportações, Faria acredita que a expansão deste setor deve partir dos empreendedores, donos das micro e pequenas empresas. “Quem exporta se torna mais produtivo, conhece outros mercados e aprende sobre todo o mundo dos negócios. As pequenas têm que buscar essas opções lá fora”, diz.

Mas, para obter sucesso, o especialista sugere que os empreendedores brasileiros tenham paciência e busquem diferenciação. “É preciso trabalhar para tornar as pequenas empresas mais competitivas no mercado interno e, em médio prazo, no mercado externo. Além disso, o empreendedor tem que pensar bem no que vai querer exportar. Produto manufaturado é um nicho que eu não indico, porque a concorrência asiática é muito forte”, afirma Farias.

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios