Planeje o crescimento da sua empresa para o próximo ano

24 de novembro de 2015

Dicas para criar oportunidades de negócios e corrigir a rota, se necessário

planejamentoO fim de ano é um bom momento para refletir sobre o crescimento da sua empresa. Principalmente em períodos mais desafiadores, é preciso elaborar um planejamento eficiente em busca dos melhores resultados. O caminho para o sucesso é combinar ousadia e disciplina, sempre focando em produtividade e na exploração de novos mercados. Além do tradicional inventário de fim do ano, é hora de reavaliar custos, motivar a equipe e analisar maneiras de enfrentar a concorrência – ou unir-se a ela.

O olho do dono…

Conhecer seu negócio não envolve apenas noções de faturamento. É preciso mergulhar fundo nos números e verificar ganhos e despesas, observar se há desperdício no dia a dia e cortar excessos, se for o caso. Além de conhecer os custos fixos e variáveis da empresa, é preciso manter uma reserva para imprevistos ou períodos de redução do fluxo de caixa.

Outra dica fundamental é não misturar contas pessoais (pessoa física) com as da empresa (pessoa jurídica), prática muito comum nos pequenos negócios. Faça retiradas fixas e mantenha separados os gastos, principalmente com cartões de crédito.

Controle financeiro inclui o acompanhamento dos relatórios da contabilidade sobre pagamentos de impostos, balanços mensais e demonstrativos de resultados. Um empreendedor precisa, periodicamente, inventariar estoques, avaliar contas a pagar e a receber e atualizar o cadastro de clientes, mesmo que dispuser de pessoas para cuidar destas funções. O olho do dono engorda o gado, como sabemos.

Por isso, vale a pena manter-se atualizado quanto às novas ferramentas e conceitos teóricos em gestão de negócios. Além do mais, conhecimento científico e destreza tecnológica somam-se à experiência pessoal do administrador dos novos tempos, que precisa saber utilizar softwares de gestão financeira.

Faça acontecer

Também é essencial montar um planejamento para o próximo ano: descreva a viabilidade mercadológica e financeira da empresa, defina o perfil do público-alvo e sua expectativa de crescimento. Essa projeção torna-se imprescindível se houver necessidade de solicitar crédito a alguma instituição financeira ou renegociar empréstimos com prazos mais amplos e prestações menores. Micro e pequenas empresas também podem procurar linhas de crédito bancárias que operam com recursos públicos, como o Proger. Informe-se, analise os valores e procure um profissional capaz de fornecer todas as informações necessárias.

Funcionários e matéria-prima

Reduzir gastos demitindo empregados nem sempre é uma medida de economia, devido às despesas com custos trabalhistas. Outro equívoco é substituir insumos e matérias-primas por produtos de qualidade mais baixa, o que pode levar à perda de clientes. Negociar com os fornecedores e juntar-se a outros empresários para adquirir material a preços menores são estratégias que geram resultados superiores à redução do quadro de pessoal e evitam a perda de possíveis compradores.

Fonte: O Globo Online