É o que mostra o levantamento feito pelo TVxtender, veículo pertencente à ROIx, voltado à distribuição de mídia digital. Segundo ele, a classe B é o segmento que mais vai aproveitar as ofertas por meio das compras online, totalizando 43% da movimentação no período.
Na sequência vem a classe C, com 34% dos negócios, e classe A, com 14%. As classes D e E somam 9% dos consumidores. O tíquete médio das compras deve girar em torno de R$ 155.
A maioria dos compradores no e-commerce dessa época do ano, 38%, está concentrada na faixa etária entre 28 anos e 37 anos. O grupo que vai de 38 anos a 47 anos engloba 28% dos shoppers. A pesquisa indica ainda que os brasileiros estão cada vez mais acostumados aos negócios no ambiente virtual e praticantes de e-commerce.
No total, 60% se mostraram propensos a interagir com o mobile, apontando caminho importante para os varejistas que devem ter seus websites adaptados a smartphones e tablets. Além disso, 27% dos consumidores são cadastrados na compra “one click buy”, sugerindo compras recorrentes nas lojas de sua preferência. Outro dado é a predileção de 53% pelos pagamentos com cartão de crédito. Apenas 18% dos pesquisados utilizam o boleto para pagar a compra.
De acordo com a pesquisa, a maioria das transações no e-commerce é feita por homens. Eles representam 54% dos compradores e as mulheres 46%. A maior parte desse público, 64%, está na Região Sudeste. As regiões Sul e Nordeste empatam na sequência, com 13% dos shoppers. Centro-Oeste e Norte, somados, totalizam 10%.
O levantamento foi feito a partir de uma base de dados com 94 milhões de brasileiros. Esse universo foi formado com diversas fontes cruzadas por meio de tecnologias que exploram o Big Data para identificar hábitos e preferências dos consumidores no ambiente digital. O período de referência do estudo foi baseado no comportamento de compra de Natal de 2014.
Fonte: Bit Magazine