Alunos da Maurício de Nassau criam projeto que economiza gás de cozinha

14 de dezembro de 2015

Produto de estudantes de Administração da Nassau reduz o uso em cerca de 40%

botijao de gásEstudantes da Faculdade Maurício de Nassau em Vitória da Conquista criaram um projeto inovador intitulado Inove-Aquece que economiza em torno de 40% da utilização do gás de cozinha. A ideia surgiu quando cursavam o quarto semestre de Administração, durante a aula da disciplina Tópicos Integradores. Assim, eles resolveram conversar com o mecânico Antônio Carvalho para iniciar a criação do equipamento, e os professores envolvidos no processo, Romarco Coelho, Clodomar Cadete e Kléber Cajaíba, deram o suporte ao plano de negócio.

O projeto usa um vasilhame acoplado ao fogão e envolto em uma serpentina de cobre. A água a ser utilizada no cozimento dos alimentos é circulada na serpentina e aquecida com o reaproveitamento do calor. O mecânico ajudou na construção do protótipo, indicação do material e instalação.

O produto foi testado, até o momento, no Restaurante Dom de Minas. “Há oito meses, estou utilizando o equipamento e, ao longo do tempo e realização dos testes, o avanço foi de economia de um botijão de gás [no início] para seis [meses depois]”, afirma a proprietária, Isadora Gomes. Ela utilizava aproximadamente 18 botijões por mês e, depois do Inove-Aquece, passou a utilizar 12. “Eu vejo que um projeto de economia, principalmente num momento como esse pelo qual o país está passando, é muito importante para a comunidade”, avalia Matheus Marques, um dos alunos idealizadores.

Na quarta-feira (9), os alunos receberam moção de aplausos pela Câmera de Vereadores de Vitória da Conquista. “A receptividade foi acima do esperado, estamos muito felizes”, comemora Marques. A partir de agora, eles necessitam de investidores e pretendem patentear o produto. “Estamos buscando parcerias e já tivemos contato com empresas que produzem fogões”, informa Diogo Lima, aluno que também está envolvido no processo.

Por Ascom Maurício de Nassau