Garanta uma ceia de Natal barata e deliciosa

14 de dezembro de 2015

A reunião familiar no dia 25 de dezembro é um dos momentos mais esperados do ano, mas organizar o evento não pode te desestabilizar financeiramente. Por isso, siga nossas dicas
ceia-natalTodo mundo quer preparar um jantar saboroso e bem tradicional na véspera de Natal, dia 24, e repetir a dose no dia 25, afinal, é isso que a tradição pede: família reunida, enfeites natalinos por toda casa e uma ceia bem farta.

Mas é preciso lembrar que dezembro é o último mês do ano e, mesmo com o 13o ajudando, é preciso ficar de olhos abertos e ter controle total das despesas para não extrapolar com presentes, despesas extras e, claro, a ceia de Natal! “Um Natal bem controlado financeiramente e um réveillon mais simples podem ser o melhor presente para você e sua família, pois todos poderão entrar em 2016 com as contas em dia e administrar melhor o seu dinheiro, em um ano que promete não ser fácil”, aconselha José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz.

Então, a solução é se conscientizar e cancelar a comemoração? Não precisa ser radical, é claro. O segredo é mais simples do que parece: não gastar mais do que pode, escolher bem os itens da ceia, pesquisar muito e se antecipar, ou seja, não deixe para comprar tudo dia 23! Por fim, lembre-se que não é necessário impressionar a família levando comidas caríssimas e grandes quantidades. O ideal é que cada um leve um prato saboroso e original. Abaixo, algumas dicas práticas para sua ceia ser inesquecível:

ORGANIZE A FESTA

O primeiro passo para não gastar mais do que deve é saber exatamente quantas pessoas passarão o Natal na sua casa. A partir disso é possível fazer o cálculo de comida e bebida de maneira mais segura. Além disso, é importante saber se você vai precisar fazer a ceia ou, também, o almoço do dia 25. Se esse for o caso, que tal investir em uma massa saborosa no dia 25? O prato combina com o almoço de Natal e é bem mais barato do que a carne do dia 24. Por fim, veja com seus convidados se é possível dividir as tarefas de maneira que cada família leve um prato. Dessa forma, organizando a ceia com antecedência, é possível, também, se preparar antes.

ANTECIPE AS COMPRAS

Já decidiu o cardápio? Então antecipe a compra das carnes e pesquise bastante antes de comprar. Com tempo, você encontra boas promoções e ofertas em diversos supermercados. Para preservar o prato principal, congele a carne até a hora do preparo.

ESCOLHA APENAS UM PRATO PRINCIPAL E ENFEITE A MESA

Para baratear a ceia é possível escolher apenas um prato principal, que costuma ser uma carne. “Para uma Ceia de Natal ainda mais barata, podemos substituir as carnes mais caras como tender ou filé mignon por carnes mais baratas como frango, lombo ou pernil suíno”, aconselha Miriam Paterno – banqueteira e gerente do Buffet Black Tie, em Ribeirão Preto (SP). Além disso, para deixar a mesa farta e bem natalina, capriche nas guarnições e em enfeites coloridos. “Abuse também da decoração nos guardanapos e copos coloridos”, aconselha Miriam Paterno. Os enfeites são baratos e dão um charme especial ao seu trabalho.

FAÇA SUBSTITUIÇÕES INTELIGENTES

Coloque a cabeça para funcionar. O arroz, por exemplo, pode ser feito com legumes ao invés de passas, que são muito caras nessa época. As frutas tradicionais como frutas secas, ameixa e damasco podem ser substituídas por abacaxi e melancia, também de época e outras receitas boas e baratas como farofa de banana e batata assada com alecrim podem fazer sucesso, sem pesar no bolso. “Use a criatividade e esqueça o que é tradicional nas mesas. Assim é possível ir além do que é caro nessa época do ano e deliciar-se com o que não é tão procurado”, finaliza Miriam.

INVISTA NOS APERITIVOS E NA SOBREMESA BARATA

Antes da ceia, sirva aperitivos e saladas como pães, antepastos, salada de folha e maionese. Essas opções são bem baratas e costumam agradar a todos. Na hora da sobremesa, invista em sorvete ou na famosa rabanada, típico prato natalino, bom e barato!

Fonte: Meu Bolso Feliz