Pesquisa feita pelo Google em parceria com o Ibope também mostra que quatro em cada cinco brasileiros devem comprar presente na data
Apesar da previsão de vendas fracas para o Natal deste ano, quatro em cada cinco brasileiros pretendem comprar presentes na data, que é a principal do varejo. É o que aponta pesquisa realizada pelo Google em parceria com o Ibope, encaminhada com exclusividade ao site de VEJA. Com a cautela reforçada diante do quadro de incertezas econômicas e políticas, 86% dos consumidores afirmam pesquisar para saber antes o que e onde comprar.
Na lista de produtos mais desejados, o campeão é o calçado feminino, com 49% da preferência dos entrevistados. Na sequência, aparecem roupas femininas (48%), roupas masculinas (43%), produtos de beleza (41%), smartphones (39%), acessórios (38%), perfumes (33%), roupas esportivas (33%), utensílios domésticos (31%) e chocolates (31%).
Para Claudia Sciama, diretora de vendas para Varejo do Google Brasil, três fatores explicam a predileção por sapatos femininos: a categoria de moda é a maior em volume dentro do e-commerce; mais da metade dos consumidores online são mulheres e 67% delas compram calçados com uma frequência mínima a cada 2 meses, de acordo com números do Sebrae. “Esses três fatores se acentuam no Natal que é a maior data do e-commerce, assim como do varejo em geral”, diz.
O levantamento também mostra que o tíquete médio das cinco categorias mais procuradas – roupas, calçados, tênis, moda e bicicleta – é de 799 reais, quase o dobro dos 388 reais apurados em 2014 pela consultoria e-bit. Vale ressaltar que o tíquete médio declarado pelos consumidores em pesquisa é sempre mais alto do que o auditado após o acontecimento das datas.
Fonte: Veja online