Empresários fazem promoções para aumentar clientela e reduzir estoques. Mudança vem com crise econômica, já que descontos são em janeiro
Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 4 em cada 10 (43%) proprietários ou responsáveis pela gestão financeira de micro e pequenas empresas estão, de maneira atípica, buscando alternativas para alavancar as vendas em dezembro e fazendo promoções em seus produtos e serviços, que tradicionalmente só ocorrem em janeiro.
De acordo com o levantamento, 49% dos empresários do setor de comércio estão fazendo ou farão promoções em suas lojas no Natal. Já o setor de serviços engloba uma parcela menor, de 38%.
Entre os micro e pequenos empresários que estão fazendo ou pretendem fazer promoções, 67% disseram que o objetivo é aumentar o volume de clientes na loja, sendo esta uma estratégia para atraí-los. Outros 29% afirmaram que as vendas estão ruins e querem reduzir o estoque parado – com destaque para o setor de comércio, com 35% ante 21% do setor de serviços.
Já entre os que não pretendem fazer promoções no Natal, 67% não veem a necessidade e 17% afirmam que o Natal é a oportunidade para vender com maior margem de lucro – destaque entre o setor de comércio (25%).
“Ainda que, de fato, seja uma boa época para ter maior margem de lucro, os consumidores estão pisando no freio na hora de comprar os presentes e gastar com comemorações, e na hora de escolherem as lojas e serviços para comprarem, certamente irão preferir as que dão bons descontos e melhores oportunidades de pagamento”, alerta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Um levantamento realizado pelo SPC Brasil, mostra que para 76,7% dos consumidores as promoções e descontos dos produtos são os principais fatores responsáveis por levar consumidores a entrar nas lojas, seguido pelos preços (49,7%).
Fonte: G1 – PME