Os diferenciais de logística que sua empresa deve ter
Escrito por Arnaldo Vhieira, especialista em estratégia de negócios
No universo dos negócios, a competitividade do ambiente corporativo tecnológico e globalizado fez com que as empresas travassem uma batalha para alcançar a inovação. Buscar um diferencial é sinônimo de garantia para permanecer “vivo” e alcançar os resultados esperados. Na área da logística, quais são os caminhos para o sucesso? Ouso em deixar algumas dicas:
1. Faça um excelente planejamento logístico: não adianta ter uma infraestrutura adequada, bem como o suporte das diversas áreas na empresa (financeiro, marketing, produção, entre outras), se não existe um planejamento efetivo, a curto, médio e longo prazo. A elaboração de um plano é que dá suporte a toda cadeia de suprimentos e torna eficientes os processos para satisfazer o cliente final.
2. Elimine os desperdícios, aperfeiçoe processos: um dos grandes desafios para gestão logística é o alinhamento dos processos internos e seus aperfeiçoamentos. Dessa forma, é possível evitar desperdícios de recursos e excesso de burocracia. Lembre-se que um dos motivos para o descontentamento do cliente é a morosidade no atendimento de suas solicitações, o que pode causar impactos negativos às atividades que se integram à logística, como o marketing, comercial e produção.
3. Utilize as ferramentas tecnológicas como aliadas: a utilização de ferramentas tecnológicas otimizam tempo e recursos, além de reduzir custos operacionais, o que impacta de forma positiva nos resultados da empresa, e isso pode ser repassados como ônus aos clientes.
4. Pratique a multicanalidade dos serviços logísticos: a logística não é apenas armazenagem e transporte de mercadorias. Esta área funciona para as empresas como o cérebro é para o corpo humano, pois o mesmo organiza informações que aperfeiçoam os processos produtivos e, sobretudo administrativos. Oferecer ao cliente um mix de serviços logísticos permite atender todas as suas necessidades, no que diz respeito à cadeia de suprimentos.
5. Associe a logística às práticas de responsabilidade social e ambiental: temos a logística reversa como forte estratégia para impulsionar o relacionamento da empresa com a sociedade. Além disso, as práticas de reversa ajudam na reciclagem de recursos e podem reduzir custos produtivos. Em época de forte consciência social, ambiental e política, os clientes optam em estabelecer relações de consumo com empresas que possuem em sua cultura a responsabilidade social.
6. Avalie e monitore os resultados alcançados: a gestão de uma empresa é sistemática, ou seja, os insumos que alimentaram a cadeia produtiva, uma vez processados necessitam de uma avaliação constante dos seus resultados, ou seja, ao planejar e implementar ações, a análise dos processos se torna fundamental para retroalimentar outros trabalhos. Lembre-se: autoconhecimento e estudo de acertos e erros, bem como dos efeitos, é condição para garantir que o ciclo se renove de maneira sustentável.
A partir das 6 dicas acima, vale ressaltar que a principal competências a ser adquirida pela gestão da logística é o poder de criar, inovar e reinventar. O SUCESSO, tão almejados por todos, resulta no DIFERENCIALcompetitivo. Nunca esqueça: observe sempre o cotidiano em sua volta e não perca oportunidades.
Arnaldo Vhieira é coordenador do curso de logística do complexo educacional FMU.
Fonte: Exame