Brasileiro presenteia no Natal mesmo com crise financeira

22 de dezembro de 2015

De acordo com estudo feito pelo MeSeems, 91% dos entrevistados pretendem comemorar a data e 70% comprarão algum mimo. Pais devem ser os mais agraciados

presentes-de-natal-300x200Mesmo em meio a crise na qual o país se encontra, os brasileiros pretendem presentear e comemorar o Natal este ano. De acordo com estudo realizado pelo MeSeems, que analisou a intenção de compras para o Natal, 91% dos entrevistados afirmaram que comemorarão a data e 70% disseram que pretendem presentear alguém. Em relação à troca de presentes, os pais lideram a lista com 70% da intenção, seguidos de namorados (as) e irmãos (37%), marido/esposa (32%), e filhos (29%). Cerca de 29% responderam que irão presentear a si próprio.

Acerca dos tipos de presentes, a pesquisa destacou que as roupas, assim como em 2014, continuam sendo o item mais procurado com 64% da intenção, 4% a mais em relação ao ano passado. Os brinquedos aparecem em segundo lugar com 36%, seguidos de acessórios, como carteiras, cintos e bolsas (31%) e calçados (29%). Eletrônicos em geral aparecem com 11%.

Quando perguntados sobre o local onde devem fazer suas compras, 72% responderam em lojas de shopping centers, seguido de lojas online (52%) e lojas de rua (45%). Cerca de 12% pretendem comprar presentes no camelô. Em relação aos gastos, 31% disseram que devem investir entre R$ 101,00 e R$ 300,00, 23% estimam pagar até R$ 100,00, e 19% entre R$ 301 e R$ 500. Cerca de 11% pretendem desembolsar mais que R$ 900,00.

Quanto às formas de pagamento, a maioria dos consumidores (57%) pagará suas compras em dinheiro. Dos usuários que não pretendem fazer compras para o Natal, 72% disseram que estão sem dinheiro, 35% estão fazendo economia e 8% não gostam de dar presentes.

A pesquisa aponta também que 90% dos entrevistados vão comemorar o Natal com uma ceia. Entre os produtos que estarão presentes às mesas, peru, chester e tender lideram com 77%, seguido de panetone e outros bolos (75%), salada (70%), sorvetes, mousses ou tortas (65%), frutas frescas (64%) e massas com 39%.

Fonte: Mundo Marketing