Expressar gratidão faz bem para seu cérebro, segundo pesquisa

12 de janeiro de 2016

felicidade_bosque_520

Já faz um tempo que as redes sociais foram tomadas por legendas nas fotos como “gratidão”. Mas você sabia que a expressão pode mudar seu cérebro? É o que afirma pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.

Eles chegaram à conclusão de que ser grato pelas pequenas coisas da vida pode causar grandes mudanças, inclusive cerebrais. Ou seja, seu cérebro passa a se sentir ainda mais condicionado a ser grato e isso traz benefícios.

A pesquisa contou com 43 voluntários que passavam por terapia para tratar depressão e problemas relacionados a ansiedade. Todos foram recrutados para uma terapia em grupo semanal, mas apenas vinte e dois deles foram chamados para a “sessão de gratidão”.

Nos três primeiros encontros, os participantes do grupo “gratidão” passaram vinte minutos escrevendo cartas em que revelavam gratidão pelo destinatário (e poderiam escolher se enviariam ou não a carta).

Três meses depois dos encontros, todos passaram por um escaneamento cerebral, que ocorria simultaneamente a outro exercício: eram exibidas fotos de pessoas que, em tese, teriam feito grandes doações de dinheiro à pesquisa. Os participantes precisavam agradecer a eles pelo investimento, enquanto seus cérebros eram examinados.

O resultado foi que quem escreveu as cartas, três meses antes, demonstrou mais atividade cerebral nas áreas relacionadas ao sentimento de gratidão. Além disso, o efeito de “exercitar a gratidão” é realmente duradouro. Isso porque duas semanas ou três meses depois da experiência, é como se a massa cinzenta se “lembrasse” do comportamento carinhoso e passasse a agir mais dessa forma.

Resumindo, expressar gratidão ajuda a diminuir a depressão e passar mais tempo com aquele calorzinho bom de se sentir feliz com a ajuda de alguém.

Fonte: Yahoo / Vida e Estilo