Prévia da inflação tem maior índice para janeiro dos últimos 13 anos

25 de janeiro de 2016

Em janeiro, IPCA-15 ficou em 0,92%, segundo o IBGE. Os preços de alimentos, como frutas e legumes, estão no topo

alimentacao-saudavelA inflação começa o ano assustando as donas de casa do país. A prévia do índice oficial de janeiro saiu na última sexta-feira (22) e o resultado é o maior para o mês em treze anos: alta de 0,92%. O que mais pesa nesse começo de 2016 são os alimentos. Manter uma alimentação saudável, com frutas e legumes, ficou mais caro.

A equipe do Jornal Hoje foi a uma feira livre em São Paulo para dar uma olhada nos preços de alguns produtos que costumam estar na lista de quem tenta ter uma alimentação mais saudável, como frutas, verduras e legumes. Mas mesmo quem quer economizar está sentindo o peso da inflação. “Não dá pra comprar nada, só cebola. Faço dieta pra não jantar de noite, que as coisas estão caras”, diz Gloria Monteiro, desempregada.

Só a cenoura subiu quase 24% em relação a dezembro do ano passado. O tomate subiu mais de 20% e o quilo vai de R$ 4 a R$ 10. Quem gosta de repolho também vai pagar mais, já que a inflação dele em janeiro foi de quase 20%. A cebola é de fazer chorar: 15% de alta.
E se o pimentão vai no prato, soma 12% a mais no preço.

“Por conta das altas temperaturas e excesso de chuva é normal que isso afete algumas safras e alguns produtos acabem subindo mais de preço. Como economista, a gente vê preço subindo e vai pressionar o orçamento. Tem que conversar com o nutricionista como conciliar um orçamento razoável com dieta que atenda necessidades nutricionais”, afirma Vitor França, economista da Fecomércio.

Fonte: G1 – Jornal Hoje