Para ter mais confiança, comece por parecer confiante

29 de janeiro de 2016

Você sabe bem que estar à frente de um negócio pode ser bastante intimidante. Às vezes, basta uma conversa sobre um assunto que ainda é novo para você, ou uma reunião com clientes importantes, para você ter a confiança abalada. Não são apenas as pessoas tímidas que passam por isso em momentos desafiadores. Mas a boa notícia é que a sua melhor aliada para vencer esses desafios com sucesso é – adivinhe? – você mesma.

Então, como vencer seus próprios medos e inseguranças para chegar lá? A solução é bem mais simples do que parece. Se você quer ficar mais confiante, parecer confiante, ainda que só por fora, já é um ótimo começo. E isso não é só para “enganar” as pessoas com quem você está conversando. A linguagem corporal, que envolve a postura, gestos, e a forma com que falamos, influencia não só na maneira que as pessoas nos veem, mas em como nos sentimos. É o que a pesquisadora Amy Cuddy conta no seu TED Talk “Your body language shapes who you are” (Sua linguagem corporal define quem você é, em português).

Corpo empoderado, mente empoderada

Não é nenhuma novidade que o que pensamos ou o que sentimos muda o nosso corpo. Se estamos em situações de muito estresse, ficamos mais suscetíveis a pegar um resfriado, por exemplo, e se não nos sentimos confortáveis em alguma situação, tendemos a cruzar os braços, nos encolher na cadeira, e desviar o olhar de quem está nos ouvindo.

E essas reações espontâneas afetam como os outros nos veem. Amy e seus colegas simularam entrevistas de emprego estressantes e gravaram as reações dos entrevistados. Depois do teste, as gravações foram mostradas para gestores de grandes empresas, e todas as pessoas que estavam sentadas com uma postura de poder – ou seja, não estavam encolhidas na cadeira – tiveram uma avaliação muito melhor que os outros.

O que esses avaliadores não sabiam é que, exatamente o grupo de pessoas que eles gostariam de contratar, ficaram, antes de entrar na sala da entrevista, por dois minutos em uma posição de poder. Algo parecido com aquela pose com as mãos na cintura que a Mulher Maravilha costumava fazer no seriado de TV antigo, ou com aquele salto com as mãos para cima que todos os corredores costumam dar após cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

Segurança - ser confiante - corredora

Acontece que posturas assim ajudam a aumentar os níveis de testosterona – o hormônio da dominação e do poder – e a diminuir os níveis de cortisol – o hormônio do estresse. Assim, Amy comprovou que da mesma maneira que nossa mente transforma o nosso corpo, o nosso corpo transforma a nossa mente, que muda nosso comportamento, e, consequentemente, o curso das nossas vidas – ajudando a conseguir um novo emprego, ou até mesmo um investidor para o seu negócio.

Truques valiosos

Pequenos detalhes podem ter efeitos enormes, e por isso é melhor você começar a usá-los a seu favor desde já. Antes de um compromisso importante, que tal testar introduzir a “pose de Mulher Maravilha”? Basta dois minutos para ganhar mais confiança.

Quando estiver em uma conversa ou entrevista importante para seu negócio, procure fazer movimentos sutis com as mãos. Gestos estão ligados com a fala e, por isso, gestualizar enquanto você argumenta suas ideias pode deixar seus pensamentos mais claros.

Além disso, é uma boa ideia buscar imitar os movimentos sutis que seu ouvinte faz enquanto conversam. Esta técnica é chamada de “rapport” e faz com que, inconscientemente, as pessoas se sintam mais confortáveis umas com a outras, agindo e pensando em sincronia. Isso é feito de forma simples, como sentar logo após o outro sentar, ou cruzar as mãos depois do outro fazê-lo.

E não se esqueça de sorrir. Uma pesquisa da Duke University provou que lembramos e tendemos a gostar mais das pessoas que sorriem para nós – e que, quase automaticamente, sorrimos de volta. Ver um sorriso afeta nosso estado emocional, e por isso é mais fácil a pessoa ficar positivamente impactada com a sua presença.

Gostou dos truques? Você vai ficar ainda mais confiante e animada quando começar a colocá-los em prática. Se um dia você acordar meio insegura ou entrar em uma reunião achando que não deveria estar ali, é só lembrar da Mulher Maravilha – coloque as mãos na cintura e vá em frente!

Conversar com seus parceiros no trabalho ou com amigos também é sempre um bom jeito de vencer inseguranças. Essa é a melhor maneira de lembrar dos seus pontos fortes e do que é capaz de conquistar – o que às vezes não conseguimos enxergar sozinhos. Além disso, incentivar esse tipo de abertura dentro do seu ambiente de trabalho pode ser uma ótima ideia para que você e todos que trabalham ao seu lado se sintam mais confiantes. Assim, sua equipe fica mais próxima e forte para conseguir resultados incríveis!

Fonte: mulheresseguras.com.br