5 motivos para controlar e conciliar as vendas com cartões

1 de fevereiro de 2016

5-taxas-que-o-banco-pode-cobrar-pelo-uso-do-cartão-de-crédito1

Ainda é comum encontrar empresas que não possuem processos para controle e conciliação de vendas com cartões

Não é surpresa para ninguém o fato de o cartão de crédito ser o meio de pagamento mais utilizado e preferido pelos consumidores.

Entretanto, ainda é comum encontrar empresas que não possuem processos para controle e conciliação de vendas com cartões. Quando pergunto o motivo, as respostas são as mais diversas e vão desde “a gente sempre trabalhou assim”, passam por falta de conhecimento ou orçamento, até “convivemos com este problema sabendo que estamos perdendo dinheiro”.

Sempre que encontro um cenário como este, procuro vender a ideia de valor da adoção de uma solução de conciliação, conquistando desde as pessoas que irão trabalhar no dia a dia com a solução, gerentes, até a direção da empresa, afinal de contas todos terão a ganhar com este novo processo. De maneira clara e objetiva, apresento 5 motivos para controlar e conciliar as vendas com cartões:

· Cobranças indevidas
Os processos de captura, autorização, provisionamento e liquidação financeira dos recebíveis de cartões são bastante complexos e contam com a integração de diferentes empresas e tecnologias envolvendo adquirentes, bandeiras, emissores e bancos. Não é raro encontrar casos onde houve um débito duplicado ou cobrança por uso de tecnologia que não foi contratada pelo estabelecimento ou ainda casos de aplicação errada da taxa de administração e até mesmo de pagamentos devidos que não foram realizados.

· Fraudes
Atualmente ninguém está imune a fraudes, sejam elas internas ou externas. Se no e-commerce é importante se proteger contra fraudes por uso indevido do cartão, que resultam em prejuízo dobrado (perda do produto e ainda débito por chargeback), no varejo as fraudes podem acontecer por causa de operadores e vendedores mal intencionados que simulam vendas para depois cancela-las ou mesmo registram vendas que nunca aconteceram.

· Fluxo de caixa
Ter visibilidade sobre fluxo de recebimentos futuros, adequar e atender necessidades pontuais de caixa e ainda ter em mãos informações confiáveis parar auxiliar na tomada de decisão, são algumas das principais ferramentas das quais todo gerente financeiro deve ter a sua disposição.

· Produtividade
Poder fazer mais com menos, automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, evitar erros no preenchimento de planilhas e contabilização de valores, reduzir custos e ainda aumentar a qualidade do serviço final são metas que devem ser perseguidas por toda empresa, principalmente em um departamento tão importante quanto o departamento financeiro.

· Imagem da empresa
Pode soar estranho falar em imagem da empresa quando o assunto é conciliação de vendas com cartões, porém um dos maiores motivos de reclamação em órgãos de defesa do consumidor e sites de reclamação na web refere-se justamente as cobranças indevidas no cartão. Fazer uma boa gestão das vendas com cartões é também, cuidar bem da imagem da empresa no mercado em que ela atua, afinal de contas, em tempos de redes sociais e informação na velocidade da luz, ninguém quer fazer propaganda negativa da própria empresa.

Fonte: CenárioMT