Especialista destaca que a tecnologia e a comunicação são grandes aliadas nesse processo
O ano já começa com receio por parte dos empresários brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que 54% dos comerciantes e prestadores de serviços ouvidos temem que o Brasil não supere a crise econômica que se instalou no país ano passado. Em um momento como esse, que exige cautela, o ideal é arrumar a “casa” para driblar a má fase e, conforme explica a administradora e sócia do Roda Sistema de Governança Corporativa, Roberta Zen, a tecnologia pode ser a sua grande aliada. Confira as dicas:
Comunicação e transparência: o ponto de partida para planejar a sua empresa neste novo ano é deixar todos os envolvidos a par das estratégias. Comunicação e transparência sempre. Nenhum negócio vai para frente sem clareza entre os stakeholders ligados ao negócio. Diretores, conselheiros, acionistas, familiares e colaboradores precisam estar alinhados para evitar falhas e assegurar o sucesso.
Faça bom uso das tecnologias: o avanço tecnológico não para e a sua empresa também deve seguir por esse caminho. Softwares são ótimas opções para deixar todos por dentro do que acontece. Opte por aqueles com funcionalidades que contribuem para a disseminação de informações de forma rápida e segura. Falando em segurança, ela é fundamental para evitar que problemas aconteçam. E-mails não são seguros. Informações e documentos importantes podem estar à mercê de pessoas mal intencionadas. Mais um motivo para você repensar a forma com que está armazenando e trocando informações importantes.
Agilidade: a necessidade de simplificar a comunicação e agilizar o acesso aos dados é nítida dentro das empresas brasileiras, e isso também precisa ser mudado em 2016. Busque formas mais ágeis de comunicação. Sistemas totalmente online e disponíveis em forma de aplicativo facilitam a vida de todos, pois as informações poderão ser acessadas de qualquer lugar. Imagine que você está em uma reunião importante em outro canto do mundo e precisa de um documento. Não dá para esperar que alguém lhe enviei ou ainda correr o risco do e-mail se perder no meio do caminho. Em uma hora como essa, você precisa ter uma ferramenta que te auxilie rápido, ou pode perder um negócio importante.
Discuta as estratégias: as pessoas envolvidas em um negócio também precisam estar por dentro dos resultados alcançados ou que visam alcançar, para que as metas sejam traçadas. Um sistema contribui para a apresentação desses dados em tempo real, ajudando a avaliar se as estratégias estão dando certo e permitindo mudança de ações, caso seja preciso incrementar os resultados. Pense fora da caixa. Analise o macroambiente, sempre é possível melhorar. Mas nunca esqueça que antes de tudo é preciso arrumar a casa para que as mudanças aconteçam e, para isso, a comunicação é fundamental. A tecnologia também está aí para contribuir, faça bom uso dela.
Fonte: Segs – Portal Nacional dos Corretores de Seguros