Como ser mais produtiva e criativa no trabalho

24 de fevereiro de 2016

Sucesso-profissional-alegria

Quantas tarefas da sua agenda você completou hoje? Provavelmente é assim que você mede sua produtividade. E você está certa, mas não completamente. Claro, finalizar todos os projetos, relatórios e entregas no prazo é importante. Mas não é só isso que determina o sucesso da sua empresa.

Um artigo da Harvard Business Review sugere que, muitas vezes, ser criativa é mais importante do que ser produtiva, e que a obsessão por produtividade pode ser um problema. Se o seu empreendimento precisa de ideias novas e inovação, criatividade é o que precisa ser valorizado. E, de acordo com o artigo, escrito por Art Markman (PhD em psicologia e pesquisador sobre motivação, tomada de decisões, e raciocínio), ela precisa de tempo e espaço para crescer.

Dedicar 10% ou 20% do tempo de trabalho para novas ideias, fazer reuniões durante uma caminhada, ou até diminuir o dia de trabalho são algumas das maneiras de incentivar a criatividade no trabalho. Aqui vamos falar sobre alguns destes conceitos, que podem ajudar você a encontrar novos processos para sua empresa.

Saia do escritório

Salas de reunião podem ser chatas. Que tal marcar reuniões com funcionários, ou parceiros, e sair para uma caminhada? A consultora e autora Nilofer Merchant defende as “walking meetings”, afirmando que o ar fresco ajuda a ter novas ideias.

Pare por um tempo

O designer Stefan Sagmeister defende a importância de intervalos, ou até um ano sabático para refrescar a cabeça, ter novas ideias ou até fazer novos experimentos. Mas se você não pode se afastar por tanto tempo, pequenos intervalos também ajudam.

Valorize sua noite de sono

Você costuma ter boas noites de sono? A jornalista Arianna Huffington acredita que, dormindo, conseguimos descobrir grandes ideias e que isso pode ser uma chave para o sucesso. Dormir bem também pode aumentar a produtividade e ajuda a tomar decisões mais inteligentes.

Trabalhe menos tempo

Muitas vezes, pode ser difícil definir como medir ou considerar a produtividade no seu negócio. Várias horas no escritório não significam, necessariamente, que você esteja dando o melhor de si para o seu trabalho. Essa métrica, claro, depende do tipo do setor da sua empresa. Se você cria joias, por exemplo, e sua meta é de 100 peças por dia, a produtividade está neste resultado. Já quem trabalha com inovação, pode ter mais dificuldade para definir e medir isso.

Há várias técnicas que podem ajudar você a decidir a melhor maneira de ser produtiva, criativa e incentivar o mesmo comportamento nos seus funcionários. Veja as ideias que citamos, procure novas ideias e adapte para o seu dia a dia. Assim, seu trabalho e sua qualidade de vida podem melhorar bastante.

Fonte: mulheresseguras.com.br