Conheça mais sobre a doença que está deixando o país em alerta

26 de fevereiro de 2016

LaboratórioZika vírus, dengue ou chikungunya? As três doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti, mas cada uma surge com sintomas diferentes e, por isso, é importante estar muito atento a eles.

De acordo com alguns estudos, os sintomas do Zika vírus geralmente surgem nos pacientes 10 dias após a picada e incluem febre baixa e manchas vermelhas na pele do rosto, mas que, após algumas horas, podem ser acompanhados de:

– Dor de cabeça constante;
– Manchas vermelhas em outros locais do corpo, como braços, abdômen e pernas;
– Vermelhidão e hipersensibilidade nos olhos;
– Dor nas articulações, especialmente nas mãos e pés;
– Dor nos músculos;
– Cansaço excessivo;
– Dor na barriga e náuseas;
– Diarreia ou prisão de ventre.

Estes sinais costumam desaparecer após 3 a 7 dias e podem ser confundidos com os sintomas da dengue. Por isso, é importante ir ao pronto-socorro quando surgem mais que dois dos sintomas para ser visto por um médico para diagnosticar o problema, iniciando o tratamento adequado.

Vacina Zika vírus em última fase de teste

O Instituto Butantan iniciou nesta segunda-feira (22), no Hospital das Clínicas, em São Paulo, a última fase de testes da vacina contra a dengue. Após esta fase, a vacina será submetida à avaliação da Anvisa para registro. Os resultados nas fases de teste anteriores já superaram as expectativas quanto à eficácia e segurança, se mostrando superior a outras vacinas já disponíveis ou em desenvolvimento.

Fonte: CNDL