Começa prazo do IR 2016. Confira quem é obrigado a declarar

1 de março de 2016

Pais terão que informar CPF dos dependentes com mais de 14 anos de idade

size_590_calculadora-impostos-600Nesta terça-feira (1º), começa o prazo para fazer a declaração do IR (Imposto de Renda) deste ano. Os contribuintes têm até o dia 29 de abril para acertar as contas com o Leão. Confira abaixo quem é obrigado a declarar e quais são os limites de dedução.

A Receita Federal espera receber, neste ano, aproximadamente 28,5 milhões de declarações. No ano passado, foram entregues 27,8 milhões. O programa gerador da declaração foi liberado para download na semana passada.

O consultor tributário da IOB Folhamatic EBS, Antonio Teixeira, afirma que, antes de enviar a declaração, é aconselhável revisar todos os dados preenchidos, pois a Receita cruza as informações do contribuinte com os dados fornecidos pelas fontes pagadoras.

— Uma vírgula em um lugar errado pode levar o contribuinte a cair na malha fina. No ano passado, por exemplo, a omissão de rendimentos foi o principal motivo de incidência na malha fina.

Novidades

Uma das principais novidades para este ano é que os contribuintes terão de incluir na declaração o CPF dos dependentes a partir de 14 anos. A obrigatoriedade, antes, abarcava os dependentes com 16 anos ou mais, mas uma instrução normativa alterou a regra no início deste ano.

Outra mudança é que os contribuintes obrigados a declarar IR não precisarão mais detalhar os rendimentos do cônjuge ao preencher a declaração. Bastará informar o CPF do marido ou da mulher, uma vez que a Receita Federal tem acesso às demais informações em seu banco de dados.

Para os profissionais das áreas de saúde, odontologia e advocacia que recebem rendimentos de pessoas físicas, a mudança é que eles terão que informar à Receita o CPF dos clientes para os quais prestaram serviços especificamente (antes o valor era informado de forma global). Isso evita que a declaração fique retida em malha fina.

Já a principal mudança tecnológica está na própria entrega da declaração. No ano passado, era preciso fazer a gravação, verificar as pendências e então transmiti-la. Neste ano, há um botão “entrega da declaração”, que executará as três funções ao mesmo tempo.

Fonte: R7