Conscientes desde cedo

7 de março de 2016

“Tenho 28 anos e nunca tive noção de educação financeira. Recebia mesada e, ainda assim, todos os dias meus pais me davam uns trocados para os doces. Não os culpo, mas é fato que hoje sou descontrolada e tenho dívidas. Como mudar esse meu perfil?”

L. M., por e-mail

img_crianca_consumo_dest

É comum que a gente reproduza quando adulto um comportamento que nos foi incentivado quando criança. Mesmo que com boa intenção, toda vez que lhe davam dinheiro extra para complementar a mesada, seus pais acabaram lhe ensinando a viver acima do que seu padrão financeiro permitia.

No mundo adulto, é ainda mais complicado. Pois viver fora do padrão de vida significa estar endividada e não ter reserva financeira para a aposentadoria ou imprevistos. Para mudar essa situação, você terá de fazer mudanças importantes no seu estilo de vida.

Algumas delas podem até ser consideradas drásticas e difíceis de implantar, mas serão fundamentais para que passe a viver dentro do seu orçamento e organize a sua vida financeira de agora em diante.

Viver dentro do padrão de vida

Você sabe o que isso significa? Muita gente acha que é não gastar mais do que ganha. Mas o conceito vai além disso – não ter dívidas em atraso é só um dos pontos. Viver dentro do seu padrão financeiro também requer poupar parte da renda para a construção de uma reserva. Assim, você não precisará se endividar quando deparar com algum imprevisto, como perder o emprego, bater o carro…

Comece colocando todos os seus ganhos e gastos no papel para saber onde estão os excessos. Com um olhar mais amplo, fica fácil enxergar quais as despesas que deverão ser cortadas para montar um novo orçamento que corresponda ao padrão de vida que sua renda permite hoje em dia.

Depois, seja fiel a esse novo quadro e faça de tudo para não cometer deslizes. Se for casada e tiver filhos, envolva-os também nessa empreitada.

Além disso, vale a pena pensar em cancelar o cartão de crédito e o cheque especial para evitar cair em tentação. E uma vez que você tenha se organizado, trate de começar a pensar em poupar para conseguir uma reserva financeira.

A família toda deve se ajustar!

Segundo pesquisa do SPC Brasil, uma em cada cinco mães admite que os filhos têm um padrão de vida superior ao do resto da família. Isso é um perigo! Para viver dentro da sua realidade financeira, todos precisam estar de acordo.

A família precisa ter consciência da importância desses ajustes para que possam ser feitos de uma forma mais eficiente e tranquila.

Por Marcela Kawauti, formada em economia pela USP e tem mestrado da FGV. Com mais de dez anos de experiência, é economista-chefe do SPC Brasil e colaboradora do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz.