Governo quer criar laboratórios de varejo

29 de março de 2016

Secretaria do Ministério do Desenvolvimento quer alavancar micro e pequenos negócios

LaboratorioVarejo-3D

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por meio da Secretaria de Comércio e Serviços, quer criar laboratórios de varejo. A iniciativa está sendo desenhada pela ABDI – Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

A ideia, segundo o secretario da pasta, Marcelo Maia, é alavancar os micro e pequenos empreendedores do setor, que carecem de espaços onde é possível ver na prática como se aplica as principais tendências do setor.

“Estamos pegando benchmarks internacionais para vermos a aplicabilidade desse modelo no País”, disse à NOVAREJO. “Lá fora, os labs funcionam como espaços físicos de experiências em lojas, de processos e de tecnologias. Essas experiências são feitas através de capacitação e processos”, conta Maia.

“Aqui, a ideia é que os labs sejam espaços onde vamos desenvolver as principais tendências, tecnologias, processos de varejo da forma mais moderna possível. Queremos pensar em alguma forma de ter isso encapsulado dentro do Governo para possibilitarmos micro e pequenas empresas a ter acesso a essas tecnologias”, afirma.

O projeto, diz, ainda está no papel. A ideia será desenhada e desenvolvida ao longo deste ano e, provavelmente, terá o Sebrae como parceiro.

Outro processo que está sendo desenvolvido pela secretaria é uma proximidade maior com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Recentemente, a Secretaria criou um grupo de trabalho com o banco para que o órgão entenda a dinâmica do setor e, assim, crie produtos e serviços mais alinhados às necessidades do setor.

“Nossa função é aproximá-los através do fórum de competitividade e varejo dos formuladores de política do BNDES para dedicarmos esforços para criarmos linhas específicas”, avalia.

Fonte: No Varejo