Quiosque é alternativa para quem quer abrir franquia de menor investimento

29 de março de 2016

O investimento com reforma e mobiliário e o valor gasto com estoque inicial também são mais baixos que o de uma loja comum

quiosque-shopping

O quiosque é um modelo de negócio muito utilizado em vários segmentos do varejo, e o mercado de franquias também coloca à disposição esse tipo de negócio para quem pretende iniciar uma operação com um investimento menor do que o de uma loja.

Essa opção é uma alternativa também aos valores dos aluguéis e das luvas (compra do ponto comercial) em shoppings, que cresceram muito nos últimos anos. Para tentar driblar esse obstáculo e reduzir o valor do investimento necessário para abertura de uma franquia, muitas redes criaram modelos de negócio que ocupam espaços menores.

Hoje, existem redes de todos os segmentos que crescem com a abertura de quiosques, desde marcas de artigos esportivos até empresas de alimentação. Afinal, trata-se de um modelo de negócio que traz diversas vantagens.

A primeira vantagem está nos custos. Para instalar um quiosque em um corredor de shopping center, o franqueado não precisa adquirir o ponto. Ou seja, não será necessário o pagamento de luvas. Ele pagará apenas o valor de um aluguel mensal, que também será inferior ao de uma loja comum – já que o espaço utilizado é reduzido.

O investimento com reforma e mobiliário e o valor gasto com estoque inicial também são mais baixos que o de uma loja comum. Assim, é possível montar uma franquia no formato de quiosque investindo a partir de R$ 50 mil.

A operação do quiosque também costuma ser mais simples e exige menos funcionários. Em geral, é necessário contratar no mínimo quatro pessoas, sendo que duas trabalham em cada turno, além do futuro franqueado, que também fará parte desta equipe.

O modelo de quiosque só não costuma funcionar bem para negócios que tenham um mix de produtos e estoque muito amplos e que necessitem de um espaço maior para exposição. Nestes casos, ele também pode funcionar como um ponto de divulgação de toda linha de produtos e ter um mix menor fisicamente.

Ao comprar um quiosque, um ponto de atenção importante, além do retorno sobre o investimento, é o tempo do contrato com o shopping. Quiosques costumam ter direito a uma permanência de, no máximo, um ano no espaço do shopping.

Contudo, esta pode ser uma experiência para o investidor com o negócio e com a marca. À medida que o negócio maturar, ou ao final do contrato de franquia, ele poderá investir em um modelo maior, como uma loja, ou, inclusive, atuar com os dois modelos em lugares diferentes.

Fonte: UOL