6 dicas para voltar ao trabalho depois dos 40

29 de abril de 2016

size_590_Mulher-com-laptop

Laura Ulster ficou sem trabalhar nos últimos dois anos e agora está prestes a mergulhar de novo em um emprego em tempo integral.

Ela está beirando os 50 anos e já não se sente tão influente e importante quanto costumava ser. Seu retorno pede algum ajuste.

E não será apenas para seus filhos: ela precisa descobrir como entrar no mundo do trabalho mais uma vez.

Então, se você já passou dos 40 e está voltando ao trabalho após uma pausa, aqui vão algumas ideias de Laura publicadas no The Mid para fazer uma transição tranquila e prazerosa.

1. Invista em algumas roupas novas.

Você não precisa ficar louca pensando no que vestir. Após as primeiras semanas certamente vai se familiarizar com as roupas que já têm a cultura da empresa. Mas também não dá para vestir as que estavam na moda na última vez em que trabalhou. Laurie tem um monte de calças pretas mas todos de bocas largas ou muito justas. Não é mais o que as pessoas estão vestindo! Dê uma olhada no que você têm e compre algo ‘coringa’, depois você verá no ambiente corporativo o que realmente está sendo usado e aí sim pode pensar num guarda roupa mais completo para o trabalho.

2. Compre maquiagem nova.

Se você é como Laurie, não está preocupada em usar uma maquiagem muito diferente quando está trabalhando ou em casa com os filhos. Ela usa base e pó, mas meio que que desistiu de maquiagem dos olhos, a menos que esteja saindo para algum lugar. Então faça um favor a si mesma antes de ir para o escritório: atualize seu make-up com alguma coisa nova para colocar nos olhos, tente outro batom. Comece de novo.

“Venha como você é”

3. Mantenha-se fiel a si mesmo.

Laurie não dá muita bola para roupas ou sapatos de grife, mas tem algumas coisas que gosta de usar e que lhe dão personalidade, que são a sua cara. Para ela, isso significa um tênis confortável (propício porque ela trabalha em um ambiente jovem) e relógios. Ela tem uma grande coleção de relógios de pulso divertidos. Talvez para você sejam brincos ou bolsas, não importa, contanto que seja algo que faça você se sentir livre de uma farda de trabalho. Aposte na sua personalidade.

4. Um dia de descanso antes de voltar.

Talvez você esteja fazendo algum freelance ou cuidando das crianças. Tire um dia para não fazer nada antes de trocar os seus longos dias por dias mais longos ainda. Não faça nada. Basta relaxar e assistir a um bom seriado, algo que te faça feliz. Tome um pouco de sorvete ou encontre alguém agradável para jogar conversa fora.

5. Leve uma blusa.

Isso parece conselho da avó de alguém, né? Mas durante seu tempo longe do trabalho você pode ter esquecido que a norma básica em alguns escritórios é manter o ar-condicionado ligado. Vá preparada.

6. Respire fundo.

Vai dar tudo certo. Você já trabalhou antes, lembra? E você pode fazê-lo novamente.

Fonte: ivie.com.br