Cinco motivos para controlar e conciliar as vendas com cartões

10 de maio de 2016
Imagem divulgação
Imagem divulgação

Não é surpresa para ninguém o fato de o cartão de crédito ser o meio de pagamento mais utilizado e preferido pelos consumidores.

Entretanto, ainda é comum encontrar empresas que não possuem processos para controle e conciliação de vendas com cartões. Quando pergunto o motivo, as respostas são as mais diversas e vão desde “a gente sempre trabalhou assim”, passam por falta de conhecimento ou orçamento, até “convivemos com este problema sabendo que estamos perdendo dinheiro”.

Sempre que encontro um cenário como este, procuro vender a ideia de valor da adoção de uma solução de conciliação, conquistando desde as pessoas que irão trabalhar no dia a dia com a solução, gerentes, até a direção da empresa, afinal de contas todos terão a ganhar com este novo processo. De maneira clara e objetiva, apresento cinco motivos para controlar e conciliar as vendas com cartões:

Cobranças indevidas

Os processos de captura, autorização, provisionamento e liquidação financeira dos recebíveis de cartões são bastante complexos e contam com a integração de diferentes empresas e tecnologias envolvendo adquirentes, bandeiras, emissores e bancos. Não é raro encontrar casos onde houve um débito duplicado ou cobrança por uso de tecnologia que não foi contratada pelo estabelecimento ou ainda casos de aplicação errada da taxa de administração e até mesmo de pagamentos devidos que não foram realizados.

Fraudes

Atualmente, ninguém está imune a fraudes, sejam elas internas ou externas. Se no e-commerce é importante se proteger contra fraudes por uso indevido do cartão, que resultam em prejuízo dobrado (perda do produto e ainda débito por chargeback), no varejo, as fraudes podem acontecer por causa de operadores e vendedores mal intencionados, que simulam vendas para depois cancelá-las ou, mesmo, registram vendas que nunca aconteceram.

Fluxo de caixa

Ter visibilidade sobre fluxo de recebimentos futuros, adequar e atender necessidades pontuais de caixa e ainda ter em mãos informações confiáveis para auxiliar na tomada de decisão são algumas das principais ferramentas as quais todo gerente financeiro deve ter a sua disposição.

Produtividade

Poder fazer mais com menos, automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, evitar erros no preenchimento de planilhas e contabilização de valores, reduzir custos e ainda aumentar a qualidade do serviço final são metas que devem ser perseguidas por toda empresa, principalmente em um departamento tão importante quanto o departamento financeiro.

Imagem da empresa

Pode soar estranho falar em imagem da empresa quando o assunto é conciliação de vendas com cartões, porém, um dos maiores motivos de reclamação em órgãos de defesa do consumidor e sites de reclamação na web refere-se, justamente, às cobranças indevidas no cartão. Fazer uma boa gestão das vendas com cartões é, também, cuidar bem da imagem da empresa no mercado em que ela atua, afinal de contas, em tempos de redes sociais e informação na velocidade da luz, ninguém quer fazer propaganda negativa da própria empresa.

Fonte: Executivos Financeiros Online