Poupar para os imprevistos

17 de maio de 2016

Você pode se endividar se você não estiver preparado para imprevistos

imprevistos1Mesmo que você esteja com o seu orçamento equilibrado, não deve se esquecer de que imprevistos do dia a dia acontecem, como um pequeno problema doméstico com o fogão ou a geladeira; a necessidade de uma reforma em casa para conter um vazamento inesperado; um defeito mais sério com o carro; e um tratamento de urgência não coberto pelo plano de saúde. Todos esses imprevistos podem acontecer com você.

De acordo com a pesquisa de Educação Financeira do SPC Brasil, 55% dos brasileiros não conseguiriam manter o mesmo padrão de vida por 3 meses, caso perdessem totalmente sua fonte de renda. Isso demonstra como é baixa a poupança e a cultura de guardar dinheiro para imprevistos entre os brasileiros.

Por isso, sempre que possível, procure manter algum dinheiro guardado para as emergências, mesmo que seja um valor muito baixo. Aos poucos, eles vão se tornando expressivos e vão se tornar importantes na hora do aperto.

DICA

Mantenha uma aplicação financeira que seja fácil de interromper, para usar de imediato. Nesse caso, a melhor opção é a caderneta de poupança.

Fonte: Meu Bolso Feliz