Precisa aumentar a produtividade no trabalho? Veja dicas para melhorar

19 de maio de 2016

Deixar celular de lado e ter horário para ver e-mail estão entre as medidas. Beber água e ter hábitos saudáveis para o corpo também podem ajudar

398912-Desânimo-no-trabalho-como-evitar-1Ter mais produtividade no trabalho e fugir das distrações é um dos objetivos dos profissionais que muitas vezes acabam perdendo muito tempo com tarefas desnecessárias ou mesmo procrastinando sem perceber.

Segundo Geronimo Theml, coach de produtividade e idealizador da Academia de Produtividade e do Programa Profissão Coach, o primeiro ponto a entender é que produzir mais não é necessariamente trabalhar mais. “Produtividade está relacionada a fazer a mesma quantidade de tarefas, mas de uma forma melhor, com menos tempo, mais equilíbrio e muito mais felicidade. Em resumo, a produtividade bem aplicada gera tempo livre para a pessoa fazer o que quiser”, ressalta.

Theml explica que existem níveis de produtividades de A até E, sendo o nível E aquele que a pessoa trabalha demais, mas praticamente não tem resultados na vida – são esforçadas e com pouco resultado. Já o nível A se produz resultados incríveis, com pouco esforço.

Veja abaixo 6 dicas para melhorar a produtividade no trabalho:

1) Ter horário para ler e responder e-mails
A caixa de entrada do e-mail não ficará zerada por muito tempo e o profissional precisa se acostumar a isso. “É como secar gelo, quanto mais você seca, mais e-mails aparecem”, diz Theml.

Verificar e-mails em vários momentos do dia ou, pior ainda, configurar o computador ou celular para avisar sempre a chegada um e-mail novo, é um dos maiores ladrões de tempo, porque tira o foco da tarefa principal a todo momento.

O ideal é determinar horários que serão reservados para apagar e responder e-mails.

2) Desabilitar as notificações no celular
Segue a mesma lógica dos e-mails, cada vez que o profissional desvia sua atenção para ver qual foi a nova mensagem na tela do celular, ele está perdendo produtividade.

Segundo Theml, se o profissional perde o foco de um texto importante que esteja redigindo, por exemplo, para olhar o celular, ao voltar para a tarefa principal o cérebro precisa de alguns momentos para focar novamente para retomar a linha de raciocínio, e tudo isso rouba tempo valioso.

“Agora imagine em escala, quanto tempo se perde ao longo de um dia, de uma semana ou um ano. Pessoas com alta produtividade desabilitam todas as notificações do celular e apenas as verificam no momento estabelecido para isso”, diz o especialista.

Ele indica que as pessoas tenham um canal de emergência para serem encontrados em caso de extrema necessidade, como ligações no telefone pessoal.

3) Trabalhar na hora que o trabalho começar
Algumas pessoas começam o dia verificando e-mails e últimas mensagens recebidas. Em algumas situações mais graves a pessoa nem saiu da cama e já pega o smartphone para verificar. “Esse é um dos maiores fatores de ansiedade moderna. A pessoa mal acordou e já se conecta aos problemas do trabalho e, o pior, provavelmente não poderá fazer nada naquele momento”, ressalta Theml.

Pessoas com altos níveis de produtividade começam o dia cuidado de si mesmas para só começar a trabalhar quando realmente for a hora de fazer isso.

4) Beber água
É comum ouvir relatos de profissionais que querem ser tão produtivos que não param nem para beber água. “Na verdade, é exatamente o oposto, pessoas com nível A de produtividade têm suas próprias garrafinhas e bebem água regularmente ao longo do dia inteiro”.

De acordo com Theml, estudos mostraram indivíduos que beberam 775 ml de água imediatamente antes de realizar testes cognitivos tiveram resultados 14% melhor das que não beberam.

5) Ter uma rotina matinal
Muitas pessoas têm o hábito de acordar e não se levantar logo da cama ou de pegar o celular para navegar aleatoriamente entre sites de notícias, e-mails, mensagens automáticas e redes sociais, até decidirem levantar para começar o dia.

“O problema desse comportamento é que ele tende a acompanhar a pessoa até o final do dia. É muito comum que essa pessoa olhar para o relógio no fim do dia e pensar: nossa, parece que o dia voou e eu não fiz quase nada”, diz o especialista.

Pessoas com alto nível de produtividade acordam sabendo quais serão suas primeiras atividades do dia, que normalmente envolvem meditação, alguma atividade física e muitas vezes uma leitura agradável e criativa para estimular o cérebro.

6) Lista de prioridades para o dia
“Não adianta começar o dia e abrir uma lista de pendências para decidir por qual começar. Só o esforço gasto para selecionar o que precisa ser feito no dia já diminui substancialmente a produtividade”, alerta Theml.

O ideal é definir no dia anterior a lista das prioridades do dia seguinte, assim, quando o profissional senta para trabalhar, ele já sabe exatamente por onde começar e quais tarefas vão impactar positivamente sua produtividade naquele dia.

Fonte: G1