Mil árvores são plantadas em avenidas e praças da cidade

30 de maio de 2016

Trabalho de arborização e paisagismo é feito pelo poder público e empresas privadas e conta com a parceria da comunidade

SC2_4222Somente no primeiro semestre de 2016, cerca de mil árvores foram plantadas em avenidas e praças de Vitória da Conquista. Os objetivos: conservar, preservar e recuperar o meio ambiente, além de proporcionar espaços agradáveis para a população da cidade.

Somado ao plantio, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente executam serviços de monitoramento e manutenção das mudas, que são apropriadas para urbanização de vias públicas.

Em espaços como as avenidas Juracy Magalhães, Bartolomeu de Gusmão, Brumado e Mongoiós, por exemplo, já é possível perceber a transformação da paisagem, graças aos inúmeros exemplares de ipês-roxos, flamboyant-mirins, sumaúmas, tamboris e acácias plantados.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Teles, explicou que apesar do poder público realizar a manutenção dessas espécies, a parceria com a comunidade é fundamental. “Além de denunciar o corte ilegal de árvores, a população pode colaborar adotando uma árvore, canteiro ou praça”, completou o gestor.

Exemplo dessa parceria com a comunidade pode ser visto na Praça Santa Luzia, localizada na Urbis V. Quem passar pelo local na parte da manhã poderá encontrar o padre Edézio Stenico, responsável pela Paróquia que leva o mesmo nome da praça, e o presidente da Associação de Moradores, Adenilton Souza, realizando a limpeza da área.

Deni, como é conhecido o presidente da Associação, declarou que essa deve ser uma responsabilidade de todos. “Na realidade, a praça é da comunidade, por isso nós precisamos cuidar desse espaço. O morador ainda completou: “Várias das árvores encontradas na praça fomos nós que providenciamos as mudas e plantamos. Hoje, com o apoio da Prefeitura Municipal, conseguimos bancos de madeira, mudas e grades de proteção”.

E o padre Edézio destacou que aproveita as missas para explicar aos fiéis sobre a importância de cuidar do meio ambiente. “Desenvolvemos aqui na catequese um projeto para que as crianças cuidem das árvores e, muitas delas, trazem água de casa para molhar as plantas da praça. Também pretendemos expandir essa iniciativa para os alunos da escola que fica nas proximidades da praça”, disse.

Adote uma Praça – Nessa linha de cuidado com o meio ambiente, plantio de árvores e manutenção de espaços públicos, a Administração Municipal conta ainda com o projeto “Adote uma Praça”. Graças à parceria entre o Poder Público e instituições privadas, locais como a Praça José Pinho Marinho de Andrade, conhecida como Praça do Café, está sendo revitalizada pelo grupo Marinho de Andrade.

Outra área que se encontra em transformação é a Rua Góes Calmon. Resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Brandão de Reabilitação (IBR Hospital), o projeto conta com o plantio de árvores, colocação de bancos e instalação de nova sinalização vertical e horizontal.

A Avenida Rio de Contas, localizada no bairro Candeias, também está sendo arborizada, graças a parceria com a MRV Engenharia.

Fonte: PMVC