Os pet shops evoluíram e se tornaram uma ótima opção de investimento
O mercado pet no Brasil parece não sentir os impactos da crise econômica e cresce, em média, 10% ao ano. Segundo a Associação Brasileira da Industria de Produtos para Animais de Estimação – Abinpet, o país é o 4º com mais animais de estimação e com o 2º maior mercado pet do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Os pet shops evoluíram e se tornaram uma ótima opção de investimento, através de franquias. Entre as novidades do setor estão as petsitters, que ocupam o lugar de babás dos animais.
Esse serviço é acionado quando os donos saem para viajar e não querem deixá-los sozinhos. Assim, na casa do próprio pet, a petsitters alimenta, brinca e cuida. Evita-se a deslocação do animal, visando à segurança, tranquilidade, conforto e a redução de estresse.
O custo do serviço depende de diversos fatores: deslocamento, estado de saúde, medicamentos, quantidade de passeios e número de animais supervisionados. Costumando ser pagos por diárias.
Carla Vanessa Alho, dona da fábrica Chickão Malharia Pet, está no mercado há 8 anos. Por conta da chegada da estação outono-inverno, alavancou as vendas com a fabricação de suéteres de lã para cães, em média são 10 mil peças ao mês, obtendo um retorno de 20%.
“Sem dúvidas vendemos mais na época de frio. Mas, para compensar desenvolvemos outros produtos como bandanas, bonés, calcinhas, vestidos, e regatas em tecidos mais leves, além de colchões e colchonetes para dar um “up” nas vendas no verão.”
Desde 2013, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, incluiu na Pesquisa Nacional de Saúde – PNS, rencomendado pelo Ministério da Saúde, um levantamento para oficializar o números de animais de estimação no país.
O IBGE estimou em 52,2 milhões a população de cachorros. Em relação aos gatos são 22,1 milhões.
Os dados serviram, por exemplo, para que o governo definissem políticas mais específicas para a saúde animal, como campanhas de combate à raiva. Mas, ao mesmo tempo, tem relevância para todos os segmentos do setor, tanto na identificação de oportunidades de negócios e serviços quanto na definição das estratégias comerciais.
Fonte: Tribuna da Bahia