Diante dos fatos registrados nestes primeiros dias do racionamento no Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Vitória da Conquista, que também atende a cidade de Belo Campo, a Embasa presta os seguintes esclarecimentos:
1- Após o início do racionamento, o sistema ainda encontra-se em processo de adaptação e, neste período, o consumo de água em alguns pontos da cidade aumentou consideravelmente, decorrente de armazenamento desproporcional. Medidas como esta tem comprometido o abastecimento em outras partes da cidade, uma vez que a água que deveria ser distribuída para todos, acabou por ser retida por alguns. A Embasa lembra que o objetivo do racionamento é economizar e usar a água de forma racional e não aumentar o consumo por meio de reservação;
2- Logo após detectar os problemas ocorridos no primeiro ciclo do rodízio de cada grupo, a Embasa adotou as medidas necessárias para garantir o cumprimento do calendário de abastecimento;
3- O calendário prevê o abastecimento em cada grupo por três dias. Na prática, essa medida garante que os imóveis serão atendidos dentro deste período de acordo com a localização do bairro. O fornecimento de água difere da distribuição de energia, uma vez que a rede de água tem comportamento influenciado pela gravidade, diâmetros de rede, consumos diferenciados por usuário ao longo do dia, entre outros fatores. Como a resposta do sistema não é imediata, há um intervalo entre a execução das manobras (abertura de registros e ativação de estações elevatórias de água) e o início do abastecimento das residências. Por este motivo, se faz necessária a economia, observando, no entanto, que o uso inadequado de alguns significa a falta para outros;
4- Neste período de racionamento não será possível garantir pressões mínimas necessárias para que a água chegue até os reservatórios dos imóveis, conforme informações importantes detalhadas no calendário distribuído;
5- É importante salientar que um número reduzido de imóveis localizados no Grupo A não recebeu o calendário enquanto outros imóveis situados nas divisões de setores receberam o calendário trocado. Ciente do ocorrido, a Embasa está providenciando a confecção de novos calendários. Até que a nova remessa seja entregue, a empresa recomenda que os moradores acompanhem os dias de abastecimento utilizando a versão digital disponibilizada em sites noticiosos da cidade, assim como nas redes sociais;
6- O abastecimento alternativo e complementar para hospitais, creches, escolas, universidades e imóveis que não foram abastecidos no período estabelecido no calendário está ocorrendo por meio de carros-pipa, mediante solicitação do usuário;
7- A água fornecida nos casos de abastecimento alternativo por meio dos carros-pipa é retirada diretamente da rede de distribuição e toda a água distribuída na cidade é submetida a rigoroso controle de qualidade nos laboratórios da empresa e os resultados, que são documentos públicos e à disposição da comunidade, atestam aos parâmetros de potabilidade estabelecidos na Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde;
8- Em relação ao teleatendimento 0800 0555 195, a Embasa esclarece que o sistema está funcionando normalmente, mas, devido ao aumento no número de ligações nestes últimos dias, há momentos em que ocorre congestionamento das linhas. A empresa já está promovendo as medidas necessárias para adequar a capacidade de atendimento ao aumento momentâneo da demanda.