13 dicas para fazer uma festa junina barata

21 de junho de 2016
Quer fazer uma festa junina, mas não tem como gastar muito? Confira as dicas!

festa_junina

O mês de junho chegou e, com ele, está oficialmente aberta uma das épocas mais gostosas do ano: o período das festas juninas! Quer entrar no clima de bandeirinhas e fogueiras, mas está esbarrando na falta de grana? Seus problemas acabaram! É possível organizar um arraiá incrível sem fazer um rombo na conta corrente. Para começar a organizar o evento, faça uma lista de convidados, defina o cardápio e veja nossas dicas para fazer uma festa junina barata:

1. Compare preços antes de comprar qualquer coisa

A diferença de preço de um mesmo item, como bandeirinha, toalha de mesa e traje junino típico, pode variar bastante de uma loja para outra. Por isso, sempre compare os valores cobrados antes de adquirir qualquer produto, por mais barato que seja e evite compras por impulso. O Google oferece o recurso de pesquisa de preços por meio do seu shopping. Sites como o Buscapé também podem ajudar a buscar os melhores preços.Considere ainda a possibilidade de fazer compras em grandes quantidades para conseguir descontos. Comprar alguns produtos com antecedência também pode fazer a diferença, já que os itens juninos costumam ficar com preços mais altos quando os arraiás começam a pipocar pela cidade.

2. Abrace o espírito do “faça você mesmo”

Criar acessórios e decoração por conta própria, no melhor estilo DIY (do it yourself) ou, em bom português, faça você mesmo, é uma forma de baratear a sua festa junina. Use suas habilidades manuais e crie itens como uma fogueira falsa (mais segura para as crianças!), bandeirinhas coloridas e, se levar jeito para costura, até mesmo um traje típico. A economia será considerável.

3. Coloque o fogão para funcionar

Encomendar docinhos e salgados ou comprar em padarias e mercados pode encarecer bastante a sua festa junina. Uma forma de reduzir custos é colocar o fogão para funcionar e fazer você mesmo os doces e salgados do arraiá. Outra alternativa para tornar as despesas mais viáveis é pedir para cada convidado levar um prato e/ou participar contribuindo com as bebidas da festa. Entre os pratos que não podem faltar estão canjica, pé de moleque, paçoca, caldo verde e milho. Na parte de bebidas, quentão e vinho quente devem ser prioridades!

4. Use pratos e talheres descartáveis

Colocar sua própria louça e talheres para serem usados na festa junina pode acabar em prejuízo. Afinal, não dá para garantir que nada será perdido ou quebrado durante o evento. Prefira sempre pratos, copos e talheres descartáveis. Além de serem baratos, também eliminam a necessidade de lavar um montão de louça depois da festa terminar.

5. Aposte em rifas e sorteios

Realizar rifas e sorteios entre amigos é uma forma eficaz de cobrir parte dos custos da festa e, de quebra, já criar um clima para o grande evento. Os prêmios não precisam ser caros: o importante é estimular a competição para ver quem vende mais rifas e alimentar o clima de brincadeira.

6. Use o que você tem em casa ou peça emprestado

Antes de partir para as compras dos itens para sua festa junina – como tolhas e enfeites de mesa, copos e talheres descartáveis –, faça uma limpa em casa e veja o que você pode aproveitar na realização do evento. Caso precise de alguma coisa que você não tem, tente pedir emprestado para amigos e vizinhos antes de partir para a compra.

7. Aposte na internet e nas redes sociais para pesquisar referências

A internet e redes sociais como o Facebook e o Pinterest são excelentes ferramentas para pesquisar referências e fazer uma festa junina incrível. Veja tutoriais e inspire-se para criar decorações e fazer comidas e bebidas para seu evento sem ter que gastar muito com isso.

8. Planeje as brincadeiras

Você não precisa contratar um recreador para sua festa junina ser um sucesso. Estipule, com antecedência, alguns tipos de brincadeiras e defina as barraquinhas que você montará como, por exemplo, pescaria, tiro ao alvo e boca do palhaço. Chame seus próprios amigos e familiares para cuidarem de cada barraca.

9. Economize na locação do espaço

O espaço em que acontecerá a festa junina deve ser escolhido com cuidado. Muitos lugares cobram valores tão exorbitantes que acabam comprometendo a realização do evento. Para economizar, o ideal é realizar a festa em casa ou no play do prédio em que mora. Caso não tenha essa possibilidade, veja com os amigos mais próximos se eles teriam algum espaço para ceder. Um alerta: caso opte por fazer sua festa em um local distante de onde você e seus convidados moram é importante considerar ainda o custo com transporte, o que pode deixar o evento mais caro.

10. Crie você mesmo uma lista de músicas para o evento

Contratar um DJ para animar a festa junina certamente valoriza o evento, mas, por outro lado, também pode pesar no bolso.  Para economizar, crie você mesmo uma lista de músicas para embalar a festança usando aplicativos como iTunes e Spotify. Não podem ficar de fora músicas como “Cai, cai balão”, “Pula a fogueira” e “Festa na roça”.

11. Compre lembrancinhas em conta

Prêmios para os vencedores das brincadeiras não podem faltar em uma festa junina. Não estoure seu orçamento investindo na compra de brindes em conta e pechinchando sempre que possível. Entre sugestões legais e, ainda assim, baratas estão material escolar (estojo, caneta, lápis, caderno), brinquedos (bola, boneco, carrinho, bichinho de pelúcia), itens para a casa (porta-lápis, vaso, copo, talher, prato) e guloseimas (pipoca, bombom, barra de chocolate).

12. Opte pelo convite virtual

Convites podem encarecer bastante o custo de um evento. Para fazer uma festa junina barata, opte pela opção digital, que pode ser enviada por e-mail ou via redes sociais. Assim, você economiza o custo que teria com a impressão do material. Faça um layout temático e não se esqueça de colocar as informações essenciais, como data, horário, endereço e mapa do local. É importante ainda pedir a confirmação de presença: assim, você consegue estimar com mais exatidão o que precisa comprar em termos de bebida, comida e brindes.

13. Peça ajuda

Colaboração é a palavra de ordem. Não tente fazer tudo sozinho. Peça ajuda da família, amigos e vizinhos. Se cada um contribuir um pouco, seja com dinheiro ou com ajuda na organização, tudo ficará mais fácil – e mais barato.

Agora que você aprendeu como fazer uma festa junina barata pode começar a colocar em prática já nossas dicas! Lembre-se que quanto antes você começar a planejar o seu evento, mais chance você tem de economizar.

Fonte: Meu Bolso Feliz