A preocupação com a beleza é uma marca do brasileiro, segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) lançada nesta quinta-feira (23). Seis em cada dez pessoas consideram-se vaidosas e cerca de 66% acha que cuidar da beleza não é um luxo, mas uma necessidade.
Para quase a metade dos entrevistados (49,4%), gastar dinheiro para melhorar a aparência física é um investimento que vale a pena, porque dá a sensação de felicidade e satisfação.
As medidas mais tomadas pelos consumidores entrevistados são:
-gastos com roupas, calçados e acessórios (40,5%);
– alimentação saudável (40,2%);
– cuidados com a unha (30,3%) e com os dentes (38,0%);
– controle do peso (35,4%);
– cremes para o corpo e rosto (34,5%);
– atividades físicas (32,5%);
– e pintura do cabelo (26,9%).
Com tanta atenção para a imagem, o brasileiro até que se sente confiante com a própria beleza. A nota média geral que os entrevistados deram para a própria aparência foi 7, numa escala de 0 a 10.
O estudo também mostrou outros dados:
– quase um quarto da população (23,4%) diz que gasta mais do que pode com produtos de beleza;
– 55% se importam com a opinião das demais pessoas a respeito da sua aparência física;
– boa aparência foi a quarta opção mais citada (32,1%) entre as características que mais influenciam o sucesso profissional, à frente de inteligência, disciplina e simpatia;
– sete em cada dez (74,8%) entrevistados acreditam que pessoas bem cuidadas aparentam ser profissionais melhores;
– mais da metade (52,6%) acham que pessoas bonitas têm mais oportunidades na vida;
– e 33,6% dizem que ter uma boa aparência é uma das suas principais preocupações na rotina.
A pesquisa ouviu 790 consumidores, de todas as classes sociais e acima de 18 anos nos 27 Estados, e a margem de erro é de, no máximo, 3,5 pontos percentuais, a uma margem de confiança de 95%.
Fonte: UOL Economia