‘Os problemas não estão no extrato bancário’

8 de julho de 2016

Poupando sempre, mas não deixando de curtir a vida, fui aprendendo a administrar meus recursos

aumento tarifas bancárias

Você é pão duro! Quantas vezes ouço isso. Não, eu não sou pão duro, simplesmente tenho força suficiente para dizer não quando uma situação está fora das minhas possibilidades financeiras. Estudei em ótimas escolas, frequentei ótimos clubes, mas o destino, na adolescência, me tirou de um automóvel Mercedes com motorista para um ônibus Mercedes com motorista e cobrador. Aprendi a valorizar as coisas e, mais importante, as pessoas, não importando o nível social, pois elas têm sempre algo a me ensinar.

Poupando sempre, mas não deixando de curtir a vida, fui aprendendo a administrar meus recursos, com foco, planejamento e não acreditando em milagres. O esforço de cada dia, o dinheiro poupado, um pouco ao mês, um pedaço das férias, o décimo terceiro salário. Tudo era aproveitado até que consegui dar a entrada no meu primeiro apartamento. Pequeno, bairro simples, longe, mas meu e quitado muito antes do prazo do financiamento.

A fórmula ia dando certo e nada deixou de ser feito. O automóvel, as viagens, os hobbies. Hoje acredito que posso pensar numa velhice segura e equilibrada, mas ainda trabalhando muito, sem deixar de “queimar a sola dos sapatos”, como costumo dizer.

Pode parecer pretensioso, mas hoje tento passar esta experiência através do meu trabalho, que intitulei “Finanças pessoais – Reflexões e Planejamento”, tendo como princípio que os problemas não estão no extrato bancário, mas sim na cabeça das pessoas, daí a importância da reflexão.

Foi com este espírito simples, de acreditar no trabalho, na poupança, no tempo e na permanente busca de conhecimento, que passei a fazer parte do projeto “Meu Bolso Feliz” do SPC Brasil, que tanta satisfação me dá ao poder levar para os mais diversos públicos a mensagem que a realização de sonhos é fruto de muito trabalho, planejamento e pés no chão. É preciso ter equilíbrio e força de vontade. Pão-duro? Não, não precisa ser.

José Vignoli é educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’, uma iniciativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Consultor e palestrante, possui mais de trinta anos de experiência em diversos segmentos do mercado financeiro nacional e internacional, inclusive em private banking em Luxemburgo, Europa.

Fonte: As Poupadoras