Veja 7 erros que podem desclassificar candidato a estágio e saiba evitá-los

19 de agosto de 2016

Dicas valem também para quem busca programa de treinee.
Cuidados com a linguagem e a postura estão entre as recomendações

A inexperiência pode atrapalhar muitos candidatos a uma vaga de estágio ou programa de treinee, mas alguns modelos de conduta e conhecimentos que vão da postura até a forma de se comunicar podem ajudar a abrir muitas portas na vida profissional.

Entre as dúvidas mais frequentes dos profissionais que estão iniciando uma carreira estão: como me comportar em uma entrevista? Será que tenho conhecimento suficiente para a vaga? O que e como eu devo falar com o entrevistador?

“O jovem mostra hoje fragilidades em um quesito básico, que é o comportamental. Ele pode até ter os conhecimentos exigidos, saber línguas estrangeiras e estar apto a desempenhar funções em uma empresa, mas, em alguns casos, falta postura, etiqueta e até humildade, respeito à hierarquia e bom-senso”, diz Kiko Campos, CEO da empresa de atração e seleção de jovens profissionais Across.

O especialista listou 7 erros que podem desclassificar um candidato e deu dica para evitá-los. Veja abaixo:

Entrevista de emprego (Foto: Eric Audras/AFP)Candidato deve ficar atento à postura durante a entrevista e desligar o celular (Foto: Eric Audras/AFP)

1. Se descuidar da maneira de falar
Entrevista não é um bate papo entre amigos. Por mais informal que seja a empresa que está recrutando o jovem, usar gírias ou tratar o entrevistador como amigo pode desclassificar o candidato.

2. Ficar atento ao celular
As redes sociais e as mensagens instantâneas fazem parte da nossa rotina, mas desligue-se disso na hora da entrevista. Nada de checar suas notificações em frente ao entrevistador. Desligue o celular, para evitar que ele toque ou fique vibrando durante a avaliação. Pega mal!

3. Não falar sobre experiências
Em um processo de estágio ou trainee, é normal encontrar jovens com pouca (e até nenhuma) experiência profissional. Se esse for o seu caso, utilize exemplos do Ensino Médio e trabalhos em grupo durante a entrevista. Trazer esse tipo de vivência é muito mais rico e demonstra que o candidato possui facilidade em conectar diversos assuntos.

 4. Escolher a roupa errada

Mesmo se a entrevista for online, é importante estar vestido adequadamente. Aposte em roupas básicas e mais formais, como camisas. No caso das mulheres, evite decotes e roupas justas demais.

5. Escolher o ambiente errado em entrevistas pela internet
Com o avanço da tecnologia, muitas entrevistas passaram a ser online. Essa transformação é benéfica para os candidatos, que são contratados de forma mais rápida e eficiente. Porém, muitos não se atentam para o fato de que as regras de etiqueta que se aplicam em uma entrevista pessoal é a mesma, ou até mais, válida via web. Isso porque, em uma entrevista gravada, por exemplo, esta é a única oportunidade do jovem de demonstrar seu profissionalismo.

Antes de fazer uma entrevista pela internet, observe o local onde grava o vídeo-entrevista. Cozinha, banheiro ou em cima da cama não podem ser plano de fundo. Bagunça no quarto, telefone tocando, cachorro passando atrás também podem desclassificá-lo.

6. Demonstrar falta de inteligência emocional
Pense em três de suas maiores qualidades e peça para que três de seus amigos falem sobre suas melhores virtudes. Veja se suas respostas coincidem. Desta forma, você verá com mais clareza quais são suas fortalezas e, ao ser questionado durante uma entrevista, você não será pego de surpresa. Do contrário você pode ficar intimidado e, em alguns casos, transpirar, gaguejar ou ficar nervoso.

7. Não mostrar agilidade na aprendizagem
Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? A geração de hoje tem aversão aos riscos. Porém, é importante realizar atividades que fogem da zona de conforto e o incentive a pensar e agir com rapidez. Ter a capacidade de lidar com algo complexo e conseguir solucioná-lo de forma eficaz e ágil é a forma de descobrir o potencial das pessoas no trabalho. E isso conta muito em um processo seletivo.

Fonte: G1