Veja competências comportamentais mais valorizadas nas empresas

15 de setembro de 2016

De modo geral, existem características que são valorizadas pelo mercado. Competências comportamentais são conquistadas pelo autoconhecimento

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) desenvolveu um estudo em que analisou as  competências comportamentais mais valorizadas dentro das empresas.

EMPREGO (Foto: Ilustração)Comunicação efetiva e capacidade de negociação
são exemplos de competências comportamentais
(Foto: Ilustração)

Cada empresa tem um perfil de profissional que considera o ideal, que pode variar de acordo suas necessidades e as mudanças do mercado. Portanto, segundo o IBC, para se tornar um profissional bem visto, é preciso se desenvolver de maneira completa, adquirindo competências tanto técnicas quanto comportamentais.

As competências técnicas são aquelas obtidas com a faculdade, cursos, treinamentos, palestras, congressos, livros, entre outras fontes de conhecimento. Já as comportamentais são conquistadas a partir do autoconhecimento, que leva à compreensão e domínio sobre suas próprias habilidades, capacidades, oportunidades de melhoria e potencialidades.

De modo geral, existem características profissionais que são valorizadas pelo mercado, independente da área de atuação, que são essenciais para alcance do sucesso na carreira. Veja abaixo:

Liderança
A capacidade de liderar pessoas e equipes efetivamente, ou seja, extraindo o melhor de cada talento para alcance de grandes resultados e fazendo com que todas as pessoas consigam trabalhar em sinergia, é uma qualidade procurada por empresas de todos os segmentos. As organizações buscam cada vez mais por profissionais que sejam capazes de ser porta-vozes de equipes e que tenham a habilidade de trabalhar como um farol que irá guiar seu time, fazendo com que ele produza trabalhos melhores e todos tenham mais qualidade de vida no âmbito profissional. Para ser líder não precisar estar em cargo de gestão, pois a liderança pode ser aplicada independentemente de cargo ou função.

Automotivação
A automotivação é a capacidade de manter-se motivado mesmo diante das adversidades e desafios que a empresa possa estar passando. As empresas procuram por pessoas que tenham essa qualidade justamente por saber que elas têm a tendência de tirar proveito de situações complicadas e também tornar um cenário ruim em algo positivo a partir de sua própria motivação e força de vontade.

Trabalho em equipe
Ter habilidades para realizar trabalhos em conjunto, flexibilidade para lidar com diferentes perfis de pessoas e uma postura colaborativa é fundamental. O trabalho em equipe é fundamental, uma vez que um time deve trabalhar como um conjunto de engrenagens, onde todos colaboram e cada um faz a sua parte para aumentar o desempenho de suas tarefas.

Criatividade
Esta é uma das qualidades profissionais onde o colaborador mostra sua capacidade de inovação para propor soluções, criar oportunidades e ousar fazer diferente. As pessoas criativas conseguem identificar resoluções alternativas para problemas que possam acontecer dentro da empresa, além de ter talento para criar novos métodos de trabalho e até mesmo novos produtos e serviços que podem ser oferecidos pela corporação.

Comunicação efetiva
A falha de comunicação é um dos principais fatores que contribuem para a produção de problemas organizacionais. Portanto, é determinante para o profissional que busca se destacar usar bem a oratória para expressar suas ideias com clareza, de modo que sua mensagem seja bem compreendida, tanto por seus colegas de trabalho como por seus clientes.

Capacidade de negociação
Fazer gestão efetiva de situações de conflito, buscando sempre um entendimento pacífico, visando manter o bom clima organizacional. Essa capacidade de negociar também se estende ao público externo: parceiros, fornecedores e clientes, por exemplo. Um profissional que tem essa característica conseguirá tanto fechar novos trabalhos com clientes quanto negociar prazos e valores que sejam adequados tanto para a empresa quanto para quem a contrata.

Adaptabilidade
As mudanças acontecem e acompanhá-las é preciso para manter os resultados satisfatórios. Ser aberto a novo métodos de trabalho e desafios que o mercado possa proporcionar é uma característica de extremo valor para as empresas, uma vez que pessoas que têm problemas de adaptação podem causar conflitos na organização e se tornam resistentes a mudanças positivas. O ser humano tem a necessidade inerente de domínio, por isso, é uma reação natural resistir ao novo, mas são nas situações mais incômodas que mais crescemos.

Busca por conhecimentos
Profissionais que fogem da estagnação estão sempre em busca de desenvolvimento, e a zona de conforto não faz parte de sua natureza. Busque continuamente cursos de atualização, novos conhecimentos, aprimoramentos em sua profissão, como também seja bem informado sobre seu campo de atuação e atualidades gerais. Isso demonstra ambição por evolução.

Bom humor
Segundo pesquisa da revista inglesa Management Today, pessoas infelizes são 80% menos produtivas. Além disso, ninguém gosta de trabalhar ao lado de quem vive de cara feia. É essencial, portanto, buscar o equilíbrio emocional, cultivar emoções positivas e ter bom humor. Isso torna a convivência mais harmônica e os resultados melhores, sem contar que você terá mais leveza em seu trabalho e irá contribuir para um clima organizacional mais favorável.

Relacionamento interpessoal
Essa capacidade influencia significativamente sua trajetória de crescimento na empresa. Relacionar-se de forma efetiva garante a empatia com os colegas e líderes, possibilita minimizar os conflitos, estabelecer novos amigos, ganhar seguidores e influência para obter colaboração em seus projetos.

Fonte: G1