8 características de um funcionário valioso

26 de setembro de 2016

trabalho-bem-estar-carreira-e1348582339114“Um ótimo funcionário é como um trevo de quatro folhas, difícil de encontrar e uma verdadeira sorte ter um”. As organizações, portanto, dão grande importância para esses empregados e procuram mantê-los consigo o máximo possível.

Mas o que torna uma pessoa um bom funcionário? Veja aqui 8 características de um funcionário valioso:

1. Bom caráter

A capacidade de diferenciar o certo do errado é importante. Um bom caráter significa fazer sempre a coisa certa. Como empregado, você é o rosto da sua organização. Seu comportamento e conduta representam os valores da empresa. Essa é a razão pela qual essa característica é muito desejada.

2. Ambição

Funcionários ambiciosos ajudam as empresas a atingirem novos patamares. Um funcionário ambicioso demonstra paixão e sempre dá o seu melhor em cada tarefa. Uma atitude positiva alimenta o caráter ambicioso e aumenta a confiança. A ambição ajuda a definir e alcançar objetivos profissionais.

3. Empenho

Thomas Edison um dia disse: Não há substituto para o trabalho duro. A inteligência pode ajudá-lo a obter resultados, mas apenas quando se trata de ganhos de curto prazo. Para sobreviver, empresas exigem que seus funcionários se esforcem muito. Um funcionário ideal está ciente disso e trabalha duro para fazer sua parte.

4. Aprendizado

Quanto mais você aprende, mais qualificado se torna. A fome de aprendizado contínuo é outra característica importante do funcionário ideal. Estar sempre disposto a aceitar novos desafios é algo que não passa despercebido. Encontre oportunidades de crescer e aprender com suas experiências diárias. Isso o colocará mais e mais próximo do caminho da excelência.

5. A busca pela perfeição

Um funcionário que busca a perfeição sempre alcança resultados extraordinários. O esforço dessa busca gera ideias inovadoras, diligência e dedicação. Os empregadores estão em constante busca dessa característica nos seus empregados.

6. Confiança

Como todos os outros relacionamentos humanos, o ambiente de trabalho também se baseia na confiança. Na hora de cumprir um prazo apertado, o funcionário mais confiável é sempre escolhido para o trabalho. A confiança se desenvolve ao longo do tempo, através da disciplina, entrega de um bom trabalho e honestidade. Um bom funcionário deve se esforçar para conseguir a confiança de seu empregador.

7. Capacidade de trabalhar em equipe

Uma equipe é um grupo de pessoas que trabalham juntas em prol de um objetivo comum. Sendo assim, cada membro precisa ser solidário e cooperativo. Você precisa ser capaz de trabalhar bem com outras pessoas e não apenas individualmente. Usando as habilidades únicas de cada membro da sua equipe, você pode alcançar resultados mais eficientes e eficazes.

8. Pró-atividade

Um funcionário proativo vai além de executar suas tarefas em vez de esperar que alguém lhe diga o que deve fazer. Além disso, ele sempre busca maneiras originais de otimizar os processos de trabalho. Quando bem sucedido, ele também garante a implementação de soluções em benefício da organização. Essa é uma forma garantida de conquistar a atenção e o respeito dos empregadores.

Fonte: Yahoo