Saiba como pedir um aumento e ouvir um “sim” na crise

24 de outubro de 2016

Especialista afirma que quinta-feira é o melhor dia da semana para conquistar salário melhor

8-jeitos-de-implodir-suas-chances-na-entrevista-de-empregoA crise econômica que atinge o Brasil provocou um recorde de desemprego no mês de setembro — 12 milhões de pessoas,  segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE.

Quem manteve o emprego tenta lidar com os impactos da economia abalada. Mas, além de conservar o trabalho, é possível conseguir um aumento num momento tão conturbado no ambiente corporativo?

Uma pesquisa divulgada pelao site Business Insider, que analisou 548 jovens profissionais, mostrou que 82% deles não negociam o primeiro salário. Nos Estados Unidos, por exemplo, um profissional pode perder até US$ 1 milhão ao deixar de negociar a remuneração que recebe, considerando uma carreira de 45 anos. Os dados foram divulgados pelo site americano Salary.com.

Diante disso, dá para arriscar e pedir um reajuste? A especialista em negociação pela Universidade de Harvard Simone Simon explica que é sempre importante tentar negociar o salário, seja no momento da contratação ou ao longo da jornada na empresa.

Simone afirma que, por mais que a crise não seja um momento promissor para conseguir um aumento salarial, é possível conquistá-lo se o profissional mostrar os motivos pelos quais merece ter uma remuneração melhor.

— A primeira coisa é avaliar o próprio desempenho: o que entrega, quais as expectativas da empresa e saber se esse desempenho superior faz com que ele mereça um salário melhor.

A gerente de divisão da Robert Half, Isis Borge, explica que pessoas diferenciadas conseguem perceber isto ao longo da própria rotina, por meio do convívio com as pessoas com quem trabalham.

— Pessoas acima da média costumam ter bons feedbacks dos gestores e são elogiadas por colegas de trabalho e funcionários de outras áreas. Alguns profissionais conseguem pensar fora da caixa e trazer menos custos para empresa, crescendo as chances de receberem um aumento.

No entanto, entender a situação do mercado de trabalho e o momento que a empresa está vivenciando é fundamental para conseguir uma quantia maior caindo na conta ao final do mês, dizem os especialistas. Utilizar abordagens como “eu acho que mereço ganhar mais” não são a saída mais eficiente, segundo a especialista em Harvard.

— Não adianta querer um aumento que fuja do padrão. Deve-se entender quais os interesses da empresa e utilizar os critérios de merecimento de maneira racional, clara e objetiva.

Isis complementa que usar argumentos pessoais também podem ser uma receita para fracassar no pedido de aumento. Citar uma dívida ou um problema de saúde de um parente próximo não serão considerados na análise, porque todos têm problemas pessoais, que dificilmente interessarão à companhia, explica.

Após entender todos os critérios que mostram que o profissional merece o aumento salarial, parte dos funcionários podem ficar assustados na hora de pedir o aumento. Segundo Simone, a conversa deve ser preparada previamente.

— Eu acho que a conversa sobre o aumento deve vir ao longo do tempo, em assuntos pequenos, até chegar um momento que se deve falar sobre isso.

Compare-se aos colegas

Além disso, quanto maior a noção do profissional sobre o mercado, maiores as chances de ouvir um “sim”. Simone explica que é importante realizar pesquisas e que comparar o salário que recebe com o dos colegas da mesma companhia é sempre negativo.

— Se comparar com o outro sempre pega mal, as empresas não gostam. No entanto, a comparação deve servir internamente, para que o próprio profissional reflita sobre os motivos que o fazem ganhar menos que o outro.

Assim como utilizar o recurso da comparação, outro grande erro é pedir o aumento por e-mail. Isis garante que o “olho no olho” é a melhor alternativa. Após marcar um horário com o gestor para conversar, o tom do diálogo pode ser formal ou informal, dependendo das características do chefe. Portanto, fica a critério do funcionário qual a melhor forma de tocar no tema.

— É importante que o profissional fale com clareza e esteja aberto a ouvir o posicionamento do gestor. Se ele discordar sobre o merecimento, o funcionário precisa levar esse feedback para entender o que pode melhorar para conseguir o aumento no futuro. Já se o gestor concordar, mas não aceitar por causa da crise, é bom negociar prazos em que o aumento poderá ser possível.

A especialista da Robert Half conta que uma pesquisa da universidade canadense McGill University mostra qual o melhor dia da semana para pedir o aumento salarial, potencializando as chances de ouvir um “sim” como resposta.

— Quanto mais perto do final de semana, maior a propensão dos gestores de aceitarem o aumento. Segundo a pesquisa, o melhor dia da semana é quinta-feira, porque a pessoas estão com mente mais tranquila, mas ainda não está pensando no final de semana.

Fonte: R7