No intuito de trazer para o contexto social os conhecimentos adquiridos durante a graduação, alunos e alunas do segundo semestre do curso de Design de Moda-Fainor, orientados por professores, realizam, no dia 07 de dezembro, às 19 horas, na área de convivência da Fainor, o Projeto Interdisciplinar 15 anos: gênese de um sonho. A iniciativa faz parte de um projeto didático institucional da Fainor e tem o intuito de valorizar o sonho de meninas que, assim como a Fainor, completam 15 anos de idade.
Sendo assim, 15 meninas dos bairros Nossa Senhora Aparecida e Miro Cairo, e em situação de vulnerabilidade social, foram selecionadas e participarão de um baile de debutantes. Desta forma, 15 sonhos estão sendo construídos, literalmente, pelas alunas e alunos do curso. Assessorada por seus professores, cada dupla de alunos ficou responsável em criar e confeccionar três vestidos e seus devidos acessórios, para três das quinze debutantes. Para tornar esses sonhos uma realidade, os professores envolvidos fizeram uma campanha de apadrinhamento para a compra de material necessário à confecção dos 15 vestidos, que serão doados às debutantes.
A Fainor, nos seus quinze anos de existência, sempre buscou trabalhar a formação e a transformação de pessoas, desde a sua comunidade acadêmica, até a sociedade do Sudoeste Baiano, com ações de cunho social. Dentro desta linha, este projeto traz a possibilidade de inferir em mudanças na realidade de todos os envolvidos: as adolescentes com a realização deste sonho terão elevação das suas autoestimas; os discentes e docentes exercitarão a aplicação interdisciplinar de conhecimentos para a criação de projetos de Moda que primem pelo bem-estar social; demais pessoas que movidas de sensibilidade e cientes das necessidades daqueles menos amparados pela sociedade verão com outros olhos tais realidades.
Refletir e atuar em uma iniciativa social pode trazer um retorno imensurável, tanto para a turma e os professores do um segundo semestre do curso de Design de Moda da Fainor, quanto para as meninas das comunidades. Essa iniciativa demonstra uma extrema importância na busca dessas experiências que formam e transformam os saberes acadêmicos em esperança e expectativa de uma sociedade mais humana.