MPE são fundamentais para economia dos municípios

13 de fevereiro de 2017

Afirmação foi do superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado, durante o lançamento do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Salvador

greeneconomyMesmo com a crise econômica, as micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras conseguiram segurar quatro vezes mais postos de trabalho do que as médias e grandes empresas em 2016, segundo levantamento feito pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Esse aspecto revela a importância desses empreendimentos, principalmente para o desenvolvimento das economias locais. Foi o que afirmou o superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado, durante o lançamento regional do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), na manhã desta sexta-feira, 10, no Hotel Sheraton, em Salvador.

Adhvan destacou o evento como uma oportunidade de se discutir de forma participativa projetos e ações para o desenvolvimento sustentável das cidades. “É fundamental que o poder público municipal tenha um olhar especial também para as micro e pequenas empresas, pois esses empreendimentos têm um grande impacto na geração de emprego em renda, principalmente em cidades menores”.

Como parceiro dos municípios, o superintendente pontuou quatro ações que considera importantes para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a MPE. A primeira é a implantação da Sala do Empreendedor, que se configura em um espaço de comunicação com os empresários, onde eles podem receber orientações e esclarecer dúvidas.

Outro ponto destacado por Adhvan foi a questão das compras públicas. “Por lei, 30% do total licitado pelo poder público deve ser adquirido de micro e pequenas empresas. Para os municípios, essa iniciativa faz com que a receita permaneça no local, trazendo benefícios diretos para a população”, explicou.

O aspecto da desburocratização também foi levantado pelo superintendente do Sebrae como um ponto importante para fomentar as MPE. “As questões de registro, licença, alvará, entre outros aspectos, precisam estar bem claros e também acessíveis para os empresários. Muitas dessas empresas têm uma estrutura reduzida e nem sempre o empresário consegue estar a par de todas as questões burocráticas”.

Por fim, Adhvan falou das ações relacionadas à educação empreendedora, que pode levar ao ensino público municipal disciplinas de empreendedorismo, disseminando essa cultura entre os jovens. “O conhecimento é fundamental para que o empreendedor inicie e dê continuidade ao negócio. Por isso, o Sebrae está à disposição dos municípios para contribuir, dentro de sua expertise, com o desenvolvimento local sustentável”, concluiu.

Futuro das cidades

O IV EMDS, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), conta com a parceria do Sebrae. Também presente ao lançamento regional do evento, o prefeito de Salvador, ACM Neto, destacou a parceria com o Sebrae nas ações voltadas para o empreendedorismo na capital baiana. O prefeito afirmou ainda que o Encontro dos Municípios traz para o centro do debate um conceito mais amplo de sustentabilidade. “Precisamos sempre dialogar e trabalhar o conceito de sustentabilidade de forma transversal. O encontro é uma oportunidade para planejarmos o futuro das cidades”, afirmou.

O presidente da FNP e ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, disse que, mesmo em meio a dificuldades, é possível encontrar caminhos para atender os anseios da população. “É preciso que os prefeitos sintam essa possibilidade. Nosso desafio, hoje, é o desenvolvimento econômico, e dialogando com instituições como o Sebrae é possível alavancarmos o crescimento dos municípios”.

Estiveram presentes ainda ao lançamento regional do IV EMDS, o presidente da Associação de Ex-Prefeitos da Bahia, Isaac Filho, o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o secretário municipal da Fazenda, Paulo Souto, além de prefeitos de diversos municípios baianos. Durante todo o dia, os participantes reunidos irão discutir de forma participativa a construção do evento. Ao todo, serão realizadas 22 reuniões preparatórias, contemplando todas as regiões do Brasil.

O IV Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável será realizado entre os dias 24 e 28 de abril, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A expectativa é que esta edição receba cerca de 10 mil participantes para debater o tema “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia