Feriados 2017: cuidado para não desequilibrar as finanças

31 de março de 2017
O ano começou com muitos feriados e emendas. Mas cuidado para não prejudicar suas finanças com o excesso de dias de folga

ferias_shutterstock

Em 2015 foram 9 feriados nacionais e muitos dias considerados facultativos. Na época Solange Moraes programou dias de descanso com a família inteira. “Eu sempre senti necessidade de curtir dias de folga com a família e quando vi que o ano estava repleto deles, programei viagens para praia e uma grande para Buenos Aires. O problema é que esqueci de me organizar financeiramente e fiquei quase um ano pagando minhas dívidas de cartão de crédito. As viagens foram incríveis, mas hoje sei que é possível curtir e me aproximar dos filhos sem, necessariamente, viajar e gastar”, conta.

Por isso, em 2017, ano com mais 9 feriados nacionais durante a semana, sem contar eventuais feriados regionais, é importante ter controle total das finanças e planejamento para que os dias de folga não virem uma dor de cabeça.  “Para quem não tem planejamento o grande número de feriados pode se tornar um problema porque as despesas com viagens, passeios, restaurantes e supérfluos tende a aumentar e quando as contas não fecham o descontrole financeiro virá”, conta José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz. Então, para curtir dias de folga sem pagar uma alta conta logo depois, fique de olho nas nossas dicas:

Planeje-se

Pode parecer difícil, mas o ideal é planejar o que fará nos feriados ao longo do ano, principalmente se você tem carteira assinada e sua empresa costuma emendar os feriados. Para isso, siga o passo a passo:

1 – Coloque na cabeça que você não tem a obrigação de viajar em todos os feriados – até a casa de praia próxima à sua cidade pode fazer você gastar mais do que deve – e fique de olho na sua própria saúde financeira.

2 – Organize as contas, reconheça os meses que estará mais tranquilo e escolha o que fará em cada um dos feriados. Na Páscoa as despesas estão apertadas porque gastou muito no Carnaval? Aproveite para curtir sua família, e descanse. Os serviços de streaming têm ótimas séries que vão te entreter e, com certeza, sua cidade oferece ótimas opções de diversão gratuita.  “Temos que segurar um pouco o imediatismo e o consumo desregrado… não se sinta culpado se para você – na sua visão – os outros podem e só você não pode”, aconselha Vignoli.

3 – Na hora de escolher quando viajar e quando ficar em casa, leve em conta que os feriados mais populares como Carnaval, Páscoa, Natal e Ano Novo costumam ser mais concorridos e, por isso, acabam elevando os valores de passagem e hotel. Então, que tal curtir a família e os amigos nesses casos e escolher, por exemplo, o 15 de novembro para viajar? Além de tudo, você terá um bom tempo para planejar a viagem.

4 – Na hora de escolher o destino da viagem, lembre-se de optar por locais próximos a sua cidade – para economizar no transporte – além de cidades menos populares que em geral são mais baratas. Se, por exemplo, você decide ir para Salvador no Carnaval ou Campos do Jordão (SP) em junho, com certeza, vai acabar gastando muito mais do que o esperado.

5 – Para baratear ainda mais seu feriado, fique de olho nas 10 dicas que listamos na matéria “Viagens e dicas de diversão baratas para as férias”.

Se você é autônomo ou comissionado

Em anos com muitos feriados, quem trabalha por conta própria ou é comissionado, ou seja, ganha porcentagem em vendas, precisa ter muito cuidado porque serão menos dias de faturamento ao longo do ano, a não ser que seu trabalho seja focado no turismo. Por isso, a solução para a maioria não depende só do trabalhador. “A maioria das cidades fica mais vazia, o comércio para e naturalmente você vai vender menos”, alerta Vignoli. Por isso, nesses casos, é preciso se antecipar, contatar clientes, tentar vender mais nos outros dias e, acima de tudo, se planejar e apertar os cintos. Para isso, é importante tentar diminuir as despesas mês a mês, já prevendo que pode ter um buraco no orçamento. “Ter controle, atitude e planejamento são as palavras-chave para se organizar em um ano com muitos feriados”, finaliza Vignoli.

Curta o feriado sem gastar

Por fim, listamos dicas inteligentes para você, curtir os dias de folga sem gastar.

Curta sua casa. Como dito acima, os serviços de streaming estão cheios de novidades. Além disso, você pode ler um livro, aprender novas receitas (se gosta de cozinhar) e chamar os amigos para dividir uma pizza.

Curta sua cidade: vá ao cinema, tome um café na livraria próxima de casa, marque com os amigos de pedalar no parque. Visite museus e pesquise atrações gratuitas na sua cidade. Lembre-se: além da economia, uma mente e um corpo relaxados funcionam muito melhor quando os dias de trabalho voltarem.

Fonte: Meu Bolso Feliz