Sebrae lança guia que orienta o uso do Instagram para os negócios

15 de junho de 2017

Com mais de 35 milhões de usuários ativos, somente no ano de 2016, essa é uma das redes sociais que mais cresce e auxilia as empresas a divulgarem seus produtos

Pensando nessa nova estratégia de comunicação via Instagram, o Sebrae lança um guia online para ajudar o empreendedor a vender mais utilizando essa ferramenta. Segundo a publicação, que pode ser acessada no link, não basta apenas criar um perfil e começar a postar fotos dos produtos, é preciso montar algumas táticas para se tornar visualmente atrativo para o público.

Segundo o analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Bahia, Diógenes Silva, o primeiro passo para quem deseja divulgar seu produto ou serviço através do Instagram é ter um perfil público. “Conta ‘privada’ não deve ser utilizada por empresas. É preciso ter um perfil público, para que a publicação seja visível”, destaca. O segundo passo é apostar na atratividade. “É importante ter um conteúdo relevante, não apenas com o objetivo de vender, para não se tornar cansativo”, alerta.

Divulgar conteúdos de qualidade é outro fator importante. Imagens bem elaboradas, fundos contrastantes, iluminação adequada e outros cuidados técnicos irão fazer com que seu perfil seja bem visto nas redes sociais. Manter interação também é importante, oferecendo dicas do dia a dia, novidades do segmento e promoções, fazendo com que o cliente tenha interesse em acompanhar o perfil.

Quando se fala em hashtags (#), é importante também pesquisar palavras-chave que estão em alta. Segundo Diógenes, o ideal é usar no post, no máximo, cinco hashtags. “Nos comentários é possível utilizar de 20 a 30”, disse. Manter uma frequência constante de postagens também é importante para garantir a iteração com o público-alvo. “O Google, por exemplo, não costuma dar relevância para quem posta esporadicamente. É preciso definir um tema e postar, pelo menos, uma vez por semana”.

Por fim, aposte no impulsionamento para divulgar seu perfil. “Impulsionar não é caro nem inacessível, como muita gente pensa. Comece com anúncios pequenos e vá aumentando de acordo com o retorno”, sugere.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias