Fashion Day: FAINOR promove Desfile de Moda

19 de junho de 2017
Nesta quarta-feira, 21, a FAINOR promove o III Fashion Day – desfile de moda aberto ao público, com entrada franca. O evento vai apresentar 22 coleções autorais, embasadas em pesquisas de sustentabilidade, cultura regional e pluralidade de tendências.
A partir das 19 horas, na quadra da FAINOR, o público vai poder conferir as criações produzidas por formandos de Design de Moda, como Trabalho de Conclusão de Curso, e por alunos de outros semestres. A novidade deste ano é que o Fashion Day é intercursos: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil também participam da produção. As pesquisas e as produções de cada uma das três graduações atuarão em conjunto para levar ao público uma experiência de conhecimento e diversidade.
Ao todo, mais de 200 estudantes estarão envolvidos na atividade. Além das coleções de Design de Moda, o curso de Engenharia Civil entra com propostas de novos materiais pesquisados e tecnologias inovadoras, apresentação dos perfis profissionais e equipamentos de proteção individual. Tudo isso em cenários planejados e desenvolvidos pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo.
A meta do III Fashion Day é justamente promover a interdisciplinaridade, o trabalho em conjunto entre futuros profissionais dos diversos campos do conhecimento, na construção de um grande evento. Cada fase do projeto vem sendo mediada e orientada por professores dos três cursos, em grupos multidisciplinares.
“Os principais motivos que levaram o Fashion Day a se tornar um projeto intercursos estão relacionados à escassez de espaços para a ampla discussão entre os diversos saberes. Fazer com que os alunos interajam, buscando afinidade entre os distintos cursos, já é uma experiência enriquecedora”, comenta a coordenadora do curso de Design de Moda, professora Dila Matos Nascimento Tigre.
A intenção é favorecer a discussão e a troca de ideias também com a comunidade externa à Faculdade. “Além da prática dos cursos, vamos demonstrar a produção teórica embasada na pesquisa realizada pelos discentes e a gama de possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Sem falar no retorno à comunidade propiciada pela Fainor, sempre preocupada com o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade produtora local”, completa a coordenadora.