Secretário de Infraestrutura Urbana apresenta projeto de readequação do Centro à presidente da CDL

19 de junho de 2017

O projeto será realizado numa parceria público-privada e vai contemplar, inicialmente, a Praça 9 de Novembro, as Alamedas Murilo Andrade e Ramiro Santos, e as ruas 7 de Setembro e Ernesto Dantas

O Secretário de Infraestrutura Urbana, José Antônio Vieira, apresentou para a Presidente da CDL de Vitória da Conquista, Sheila Andrade, o projeto inicial para a readequação da Praça 9 de Novembro. A reunião aconteceu na Prefeitura, na sexta-feira, 16, com a participação do coordenador municipal de Planejamento e Projetos, Hélder Beltrão e do Gerente de Orçamentos, Frank Muniz.

O projeto será realizado numa parceria público-privada e vai contemplar, além da Praça, as Alamedas Murilo Andrade e Ramiro Santos, e as ruas 7 de Setembro e Ernesto Dantas. Será realizada a padronização das tradicionais baianas de acarajé, do pipoqueiro, do sapateiro, instalação de novos bancos, canteiros e caqueiros com árvores, um bicicletário, lixeiras para coleta seletiva, além da limpeza, iluminação e valorização do Obelisco dos Bandeirantes – preservando a história deste importante marco construído em 1940.

Entretanto, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura, para que as melhorias no Centro sejam realizadas, é necessário que as galerias de captação de águas pluviais sejam desconectadas das ligações de esgotos sanitários. São estas ligações que produzem o mau odor que exala das bocas de lobo e reduzem a captação de águas das chuvas, gerando acúmulo de água e consequentemente causam alagamento em diversos pontos do Centro.

Desta forma, para que as obras no Centro tenham início, a Secretaria começou a notificar os proprietários de imóveis que têm os esgotos conectados às galerias pluviais, dando prazo de 15 dias para que estes realizem a ligação correta na rede de esgoto sanitário da EMBASA.