CDL defende permanência de vagas de estacionamento no Centro da cidade

27 de junho de 2017

A CDL de Vitória da Conquista tem escutado lojistas associados que se manifestaram contra as modificações de estacionamento em ângulo para vaga em fila, realizadas pela Prefeitura Municipal nas vagas de estacionamento rotativo Zona Azul, na área do centro comercial, reduzindo a quantidade de vagas nas ruas do comércio.

A CDL compreende que a Prefeitura tem feito tais modificações com a intenção de melhorar a fluidez do tráfego nas ruas do Centro. A CDL também entende que a tendência para o futuro é que o Centro comercial seja composto por Alamedas, proporcionando, assim, maior comodidade ao consumidor.

Entretanto, antes desta tendência se tornar realidade, uma série de mudanças na mobilidade urbana deverá acontecer, como, por exemplo, a melhoria do transporte público e a criação de bolsões de estacionamento rotativo para área azul, gerando novas vagas e maior comodidade para o consumidor.

Desta forma, devido a pouca disponibilidade de vagas para estacionamento no Centro Comercial, as intervenções ocorridas nas ruas do Centro, a exemplo das que aconteceram nas ruas Zeferino Correia, Maximiliano Fernandes e Francisco Santos afetaram fortemente o comércio nestas localidades. Pôde-se perceber, inclusive, que em decorrência da diminuição das vagas para estacionamento da área azul, houve também uma redução no fluxo do consumo no comércio varejista e baixa rotatividade de veículos e pessoas.

Por conta dessas mudanças, a CDL encaminhou um ofício à Secretaria de Mobilidade Urbana que respondeu prontamente prestando os esclarecimentos solicitados. Segundo o ofício da Secretaria, estão previstas novas vagas de estacionamento Zona Azul, o que virá atenuar a redução atual. Ainda de acordo com a Secretaria, o projeto de reestruturação do Centro Comercial contará com o novo Terminal de Passageiros na Av. Lauro de Freitas, e modificações no trânsito e vagas de estacionamento, melhorando o ambiente para a população que se dirige ao comércio da cidade.