Saúde Mental no Trabalho é a 3ª causa de afastamento do colaborador

24 de agosto de 2017

Dados apresentam que até o ano de 2020 será a principal causa de afastamento

 A relação entre trabalho e qualidade de vida vem sendo uma das principais pautas de discussão no ambiente corporativo. Isso se deve ao fato de que houve um aumento considerável de acidentes causados, na empresa, pela má saúde mental dos trabalhadores. Segundo a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a terceira causa de afastamentos de funcionários com duração de mais de 15 dias se dá pelo estresse e, além disso, a previsão é que de até o ano de 2020 os transtornos mentais sejam a principal causa de afastamento.    
       
De acordo com o professor da Faculdade UNINASSAU / Vitória da Conquista Dr. Marcelo Pires, psicólogo, é importante abordar a qualidade de vida e satisfação do trabalho com a população, visto que aspectos da organização e do trabalho influenciam nessas questões, e também na saúde mental. “Há uma centralidade do trabalho em nossa sociedade, desde a imposição do trabalho como necessário à sobrevivência, como a sua importância definidora como identidade pessoal e social”, defende.
Pires pontua que a sociedade passa, na grande maioria das vezes, 2/3 da sua vida no ambiente de trabalho, sendo assim, como torná-lo prazeroso? Ele apresenta algumas orientações para que essa relação com a produção seja leve, tais são: a) saber gerenciar as expectativas, ou seja, tomar muito cuidado com o que se espera e saber enxergar a realidade;b) tornar o ambiente prazeroso para si e para os outros, evitando problemas desnecessários; c) utilizar técnicas diárias de respiração ajuda a melhorar o estresse emocional e d) encontrar um labor que verdadeiramente traga satisfação e motivação.
Por Ascom UNINASSAU