Câmara discute sobre o Comércio e a Indústria em Sessão Especial

18 de setembro de 2017

Na manhã desta sexta-feira, 15, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma sessão especial sobre o Comércio e Indústria de Vitória da Conquista. A discussão teve a participação de vários representantes desses setores que falaram sobre os avanços e as dificuldades enfrentadas na busca por mais avanços.

O vereador Luis Carlos Dudé (PTB), líder do prefeito, ressaltou que Vitória da Conquista sempre foi uma cidade pujante, com um povo criativo e aguerrido, características que imprimem dinamismo à economia local. Dudé reconheceu o trabalho de inúmeros empresários que acreditam no potencial de Conquista, desenvolvendo aqui seus empreendimentos. Ele destacou que a sessão especial tem o objetivo de discutir atrativos para novos empreendimentos para o município, seja no segmento industrial ou no comércio. O lembrou que o último grande grupo a se instalar no município foi a Dass, em 2004. Dudé defendeu a vinda de mais empresas para Conquista e acredita que é necessário fazer um diagnóstico e traçar as diretrizes para atração delas. Ele ainda destacou o papel da burocracia que dificulta a instalação de empreendimentos. O vereador também defendeu a modernização desses processos.

O secretário de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, representou o prefeito, Herzem Gusmão. Em sua fala, Correia destacou que o setor de serviços no Brasil emprega mais de 60 milhões de pessoas, um dado que demonstra a importância da atividade empresarial. Segundo ele, a prefeitura está de portas abertas para o segmento para “conversar, deliberar, entender, ouvir, apreender, mas sobretudo tomar atitude de executar”. Ele reiterou a situação da atual gestão: “Somos um governo de oito meses. Seremos um governo de quatro anos com força, com deliberação”.O secretário frisou que a prefeitura tem o compromisso de incentivar o empresariado que é quem gera emprego. Entre as ações, segundo ele, está a revitalização do centro comercial de Conquista, numa parceria público-privada, e a desburocratização dos processos da prefeitura relacionados à atividade empresarial, como a liberação de alvarás. Sobre a barragem do Rio Catolé, aguardada como solução para a escassez de água em Conquista, o secretário frisou que é uma obra que tem aporte de R$ 158 milhões do governo federal e contrapartida de R$ 54 milhões do governo estadual. Ele explicou que com a barragem serão 24 milhões de m² de água para o município contra apenas os cerca de quatro milhões de m² atuais. Água que vai impactar a produção de segmentos como indústria e agricultura. Esmeraldino acredita que o problema só será completamente resolvido com a construção de uma barragem no Rio Pardo, que pode gerar mais de 400 milhões de m²de água. Outro vetor de crescimento destacado é a conclusão do novo aeroporto que deve atrair, segundo ele, novos investimentos para a região sudoeste.

Ana Sheila Lemos Andrade, presidente da Câmara de Dirigentes Lojista – CDL, falou sobre a importância do comércio em Conquista que, segundo a lojista, atende mais de 80 cidades da região, com a população consumidora de aproximadamente 2 milhões de pessoas. Ela considera que a cidade está em pleno desenvolvimento e vive hoje um processo de expansão do comércio para os bairros. “O comércio que antes era concentrado no Centro está avançando para os bairros. E esse processo de transição é um bom sinal. Exemplo mais evidente desse comércio forte é a zona oeste, com o bairro Brasil e a Patagônia, que conta com mais de 1.110 estabelecimentos comerciais”, afirma.

Sheila ressalta que mesmo com o fortalecimento do comércio nos bairros, o Centro continua sendo o coração da cidade. Enquanto presidente da CDL, ela afirma que tem buscado parcerias para o desenvolvimento do comércio de Conquista, e escutado sugestões dos lojistas associados, “como a tão sonhada revitalização do centro comercial”, exemplificou. Ela destaca que a melhoria da mobilidade urbana na região tem sido um apelo tanto de lojistas quanto de consumidores. “Um ponto importantíssimo chama-se estacionamento”, pontuou. A lojista pede um estudo técnico detalhado para buscar soluções para essa demanda. Ela sugere a implantação de bolsões de estacionamentos e a possibilidade da parceria público-privada para a construção de edifícios garagem.

O Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Cardoso, parabenizou a Câmara Municipal pela realização da discussão, que, conforme apontou, promove o compartilhamento de informações que podem cooperar com o planejamento da gestão do município. “O nosso prefeito insiste em planejar e tem feito isso com muita disposição”, apontou ele, destacando que a atual gestão tem se planejado para promover um desenvolvimento sustentável e controlado da cidade.

Ele destacou ainda, que com a consultoria da Dom Cabral em 2018 o Plano Plurianual do município terá o planejamento de ações para promover o desenvolvimento da cidade nos mais variados setores de nossa economia.

Leia na íntegra no site da Câmara