Prefeitura inicia “Batalha contra o Aedes Aegypti”

19 de setembro de 2017

A “Batalha contra o Aedes Aegypti” se estenderá pelos próximos meses, levando até diversos bairros da cidade serviços de capina, limpeza das ruas, melhoria na iluminação e também na limpeza de feiras livres, cemitérios, lavanderias e chafarizes

A “Batalha contra o Aedes Aegypi” começou cedo nesta segunda-feira, 18, no bairro Pedrinhas. Uma série de serviços de limpeza pública, educação ambiental e melhorias em iluminação foi realizada no local. A ação, idealizada pela Prefeitura Municipal, em parceira com outras instituições públicas, vem para intensificar o combate ao mosquito responsável por transmitir a dengue, a zika, a chikungunya e a febre amarela.

“A Secretaria Municipal de Saúde informou, através do levantamento rápido para aedes aegypti, que existe uma infestação de alto risco em aproximadamente 78% dos imóveis em Vitória da Conquista. Daí a Secretaria de Serviços Públicos, juntamente com a Saúde, a Educação, o Tiro de Guerra, a Polícia Militar e a comunidade, essencialmente, se mobilizou para educar e enfrentar este mal”, explica o secretário de Serviços Públicos, coronel Esmeraldino Correia. Ele destaca que as ações isoladas são constantes na rotina de cada órgão municipal, mas agora, o mutirão passa a disponibilizá-las em conjunto para um maior impacto nas localidades.

A “Batalha contra o Aedes Aegypi” se estenderá pelos próximos meses, levando até diversos bairros da cidade serviços de capina, limpeza das ruas, melhoria na iluminação e também na limpeza de feiras livres, cemitérios, lavanderias e chafarizes. Além disso, uma frente educativa é responsável por propagar informações para conscientizar a população sobre o perigo de ter água parada em casa.

A integrante da Associação de Moradores do bairro Pedrinhas, Linda Gonçalves, demonstrou a satisfação da comunidade local em receber o mutirão. “Tivemos uma reunião com o secretário Esmeraldino, ele nos prometeu essa ação, e a gente está vendo que foi cumprida. Nós, enquanto Associação, temos que agradecer. Isso está de acordo com tudo o que a gente tem pedido, para que essa comunidade seja mais vista”, afirma.

Ana Paula de Jesus, moradora do bairro, conta que já teve dengue, e por isso hoje ela tem uma atenção especial com os cuidados em casa, para evitar a criação de focos do aedes aegypti. Ao ver a ação por todo o bairro nesta manhã, ela se mostrou satisfeita: “com cada um fazendo a sua parte, a gente consegue combater o mosquito.”

Para Antônio Rodrigues, que também reside na localidade, a atenção do poder público voltada ao bairro é de grande importância. Segundo ele, a “Batalha contra o Aedes Aegypi” está aprovada. “Vai melhorar bastante, pois ajuda a evitar doenças, insetos e várias coisas”, resume.

Fonte: PMVC