CDL promove reunião entre lojistas do Bairro Brasil e Prefeitura

21 de setembro de 2017

O Centro Cultural Glauber Rocha foi o local escolhido para o segundo encontro com os lojistas do Bairro Brasil promovido pela CDL de Vitória da Conquista, no dia 19. A reunião contou com a presença de representantes da Prefeitura, o Secretário de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, e o Secretario de Indústria e Comércio, Cláudio Cardoso.

Na oportunidade, a Presidente da CDL, Sheila Andrade, sintetizou sobre o que foi abordado na primeira reunião entre CDL e lojistas, realizada no dia 25 de agosto, e apresentou aos secretários as sugestões e solicitações dos comerciantes, como por exemplo, a implantação de um projeto piloto da Guarda Municipal no Bairro Brasil; a limpeza da Feirinha nos domingos à noite, e não às segundas-feiras pela manhã, como é feita atualmente, além da organização da Feira; melhoria na mobilidade urbana, entre outras. A presidente destacou, ainda, a importância do comércio do Bairro Brasil e de toda Zona Oeste que tem se evidenciado pelo crescimento e força.

O Diretor da CDL, Manoelzito Rocha, agradeceu a presença dos lojistas, mas lamentou a falta de participação de mais representantes do comércio em um momento tão importante de abertura de diálogo e aproximação com o Poder Público Municipal, e sugeriu um calendário de encontros periódicos entre lojistas e representantes da Prefeitura.

Os lojistas presentes apresentaram as demandas aos representantes da Prefeitura, como a necessidade de estacionamento rotativo área azul; instalação de semáforos nas transversais das Avenidas Brumado, Maranhão e Pará; maior fiscalização da Avenida Brumado onde a ciclovia tem sido frequentemente utilizada por carroças e motocicletas; limpeza da Feira e organização das barracas nas calçadas das lojas e melhoria na iluminação pública.

O secretário Esmeraldino Correia concordou com as demandas apresentadas pelos lojistas e explanou sobre todos os tópicos abordados. Segundo o secretário, a iluminação pública será melhorada, pois esta é uma questão de segurança pública; comprometeu-se em dar uma atenção especial à limpeza da Feira; afirmou sobre a necessidade da criação da Guarda Municipal na cidade; assegurou que a mobilidade urbana é prioridade, mas com estudo e planejamento. O secretário ainda concordou com a elaboração do calendário de encontros com os lojistas para dialogar sobre as solicitações.

Participaram deste encontro os representantes da CDL: Sheila Andrade, Presidente; Maneolzito Rocha, diretor da Zona Oeste; os lojistas: Léo Santos (Farmácia Bom de Preço); Maria Soares (D’Lu Modas); Jairo Oliveira (D’Lu Modas); Marinei Barros (Cantinho do Criador Pet); Denize Freitas (Deny Cosméticos);  Ilzamar Moitinho (Ação Distribuidora); Américo Almeida Andrade (Ação Distribuidora); Marilia Moraes (Chapekar Autopeças); Francisco Moraes (Chapekar Autopeças); Diarone da Luz (D’Luz Publicidade); e os representantes da Prefeitura: Esmeraldino Correia, Secretario de Mobilidade Urbana e Serviços Público; e Claudio Cardoso, Secretário de Industria e Comércio; Renato Luis Gomes; Wando Martins e Armando Fernandes.