Os empresários interessados devem solicitar gratuitamente a visita de um dos Agentes Locais de Inovação (ALI)
Empresários de Vitória da Conquista têm até sexta-feira, dia 29, para aderir ao Programa ALI – Agente Local de Inovação do Sebrae. A solução é voltada para o atendimento de Empresas de Pequeno Porte (EPP), que podem ser inscritas pelo telefone (77) 3424-1600 ou pela Central de Relacionamento, no 0800 570 0800.
A técnica do Sebrae no município, Priscila Gomes, explica que o Agente visita o estabelecimento, faz uma análise para identificar o desempenho da empresa no que se refere à gestão e realiza um diagnóstico chamado Radar da Inovação, para identificar o potencial inovador da empresa. “O diagnóstico avalia como e onde a empresa pode inovar para ser mais competitiva. Além disso, o Agente realiza a análise dos pontos fracos e fortes e das oportunidades e ameaças do negócio. A partir dos diagnósticos e da análise é elaborado um plano de ação para a empresa”, esclarece. Com a implementação do plano, a empresa é acompanhada e visitada mensalmente pelo agente por até dois anos.
Ainda de acordo com Priscila, para que a empresa sobreviva num cenário cada vez mais competitivo e globalizado, inovar é essencial. “A inovação agrega valor aos produtos e serviços da empresa, diferenciando-a no mercado”, afirma.
O Sebrae conta com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista, que incentiva os associados da entidade a aderirem ao Programa. Para a presidente da CDL, Sheila Andrade, o comércio da cidade tem a característica de estar sempre inovando e é referência para as cidades circunvizinhas. “O comércio de Conquista atrai consumidores de mais de 80 municípios da região e do Norte de Minas. Os empresários da nossa cidade têm o perfil dinâmico e empreendedor, daí a importância de se atualizar e inovar”, declara a presidente.
Programa ALI
O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) tem o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação gratuita e personalizada. A iniciativa é um acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A orientação é realizada por agentes e bolsistas do CNPq, selecionados e capacitados pelo Sebrae, para acompanhar um conjunto de empresas. O programa tem abrangência nacional e está consolidado como estratégia de competitividade e diferencial competitivo para as empresas de pequeno porte.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia