Dia da Consciência Negra será celebrado na UNINASSAU

16 de novembro de 2017

A instituição oferecerá atividades e palestra sobre o tema

 

No próximo dia 20 de novembro será realizada na Faculdade UNINASSAU, em Vitória da Conquista, uma série de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Durante o evento será realizada uma palestra intitulada “A importância do Dia da Consciência Negra e combate ao racismo”, o evento tem como objetivo de promover o debate sobre os povos tradicionais afros brasileiros, racismo e discriminações correlatas. As ações acontecerão no pátio da Instituição, das 16:30 às 21h.

Além da palestra, terão atividades como: oficina de estética negra de turbante afro; oficina de tranças e maquiagem para mulher negra; exposição fotográfica na faculdade, de alunos e professores negros; e apresentação cultural de capoeira e maculelê.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia e também organizadora do evento, Gilma Benjoíno, a intenção do evento é dialogar com os participantes sobre a importância da compreensão dos fenômenos sociais e principalmente atuais que nos afetam diretamente. “Com isso, promoveremos o aprendizado para o convívio com a diversidade também na educação, pois a academia também possui um papel de formar cidadãos conscientes”, defende.

De acordo com dados do IBGE 2015, apesar da população negra representar metade da população brasileira, a desigualdade econômica ainda é grande, pois 75% deles fazem parte do grupo dos mais pobres. Para a professora da UNINASSAU e especialista neste assunto, Niltânia Brito: “a população negra foi desprovida historicamente do processo educacional e com a Lei 10.639 e a Lei 11645, que tratam da obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no ensino médio e fundamental, o governo tenta fazer uma reparação desse déficit educacional que a população negra tem”, afirma.

Uma articulação também será iniciada durante o encontro, que é a implantação do NEABIT – Núcleo Estudos Afro Brasileiro Indígenas e Povos Tradicionais,  em Vitória da conquista, que tem como objetivo de contribuir com a formação de professores e educadores na área de  Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Importante ressaltar que esse grupo e estudo irá difundir a realidade afro-brasileira, indígenas e dos povos tradicionais através de pesquisa, cursos, conferências, encontros, congressos, publicações e Intercâmbio de pesquisadores, além de divulgar estudos, pesquisas, materiais didáticos e atividades de formação continuada aos órgãos de comunicação dos sistemas de educação. O NEABIT é uma iniciativa do Grupo Ser Educacional voltada para a causa negra, na qual a UNINASSAU também está engajada.