Palavra da Presidente: Dicas para ótimas vendas no Natal

16 de novembro de 2017
Sheila Andrade – Presidente da CDL

O Natal é um grande momento de confraternização. Momento em que juntos temos a oportunidade de nos irmanarmos e festejarmos, não apenas o nascimento do Salvador, como também o renascimento das nossas esperanças e da nossa determinação em construir um mundo cada vez melhor para todos nós.

Sabemos também que o Natal é momento áureo do varejo brasileiro. Aguardamos por ele sempre com grande expectativa e certeza de bons negócios e para que isso ocorra devemos seguir algumas dicas para preparar a nossa empresa e garantir um Natal mais gordo.

1. Faça uma linda decoração de natal na sua vitrine e no interior da loja. O maior recurso que se pode utilizar em um ponto de venda como atrativo é a vitrine. É ela que vai atrair o olhar e o desejo do consumidor. A vitrine deve ser pura sedução.

2. Pense como Cliente:  E se o seu cliente fosse… você?! Conheça os processos de atendimento, explore condições adicionais que você gostaria de receber como  cliente, imprima vontades e necessidades distintas que a sua empresa deverá solucionar. Esteja atento à qualidade dos produtos, do atendimento e também da comunicação.

3. Comunique-se da melhor forma possível:  Seja claro, simples e objetivo nas mensagens que emite. Não esqueça: o cliente só voltará a negociar com você se a primeira compra tiver sido vantajosa, sem problemas ou se um eventual problema for rápida e tranquilamente resolvido.

4. Crie produtos ou embalagens personalizados e exclusivos para a data. Torne-a especial para o cliente, aguce sua vontade de comprar.  Mostre ao seu cliente que você planejou algo especial para aquela ocasião, faça-o saber que você possui o produto ou serviço que ele   procura.

5. Crie promoções próprias. Além dos itens tradicionais de maior consumo nesta época, opte por trabalhar outros itens do mix pouco trabalhados pelos seus concorrentes. Não seja mais uma loja na multidão, mas sim uma loja onde se sente e vive o espírito de natal!

6. Crie listas de sugestões ou gôndolas especiais para promover diferenciais nos quais você tenha investido e a concorrência não. Natal é época de produtos diferentes, não ofereça apenas o básico do dia a dia oferecido durante o ano.

7. Atraia clientes para a sua loja: Faça folhetos, mande cartas, e-mails, divulgue suas promoções, ofereça um “cartão de fidelidade“, poste em suas redes sociais sobre as promoções. Existem muitas maneiras de chamar atenção para o seu negócio.

8. Não permita que seus colaboradores confundam agilidade com pressa. Loja cheia significa agilidade no atendimento e não pressa. A pressa faz cair a qualidade do atendimento e diminui as vendas.

9. Mantenha o gerente o mais livre possível de outras atribuições para que ele possa monitorar a qualidade do atendimento e facilitar negociações e decisões de clientes difíceis ou muito indecisos.

10. Certifique-se que quando o cliente sair da sua loja você tenha oferecido a ele uma excelente razão para lembrar com alegria de ter comprado de você.

11. Converse com toda sua equipe, busque sugestões de produtos, promoções, campanhas. Descubra todos os detalhes que permitem a você criar um natal diferente para os seus clientes.

As grandes conquistas da vida não são alcançadas em um dia. A vida se conquista com amor, coragem, trabalho e perseverança. Que o seu Natal seja repleto de paz, felicidade e alegria. Desejamos aos nossos colegas lojistas um período de ótimas vendas.

Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.
Ana Sheila Lemos Andrade
Presidente CDL

Fonte: HILSDORF,Carlos. Natal: O melhor momento do Varejo. Disponível em:
www.administradores.com.br . Acesso em: 12-11- 2017