FAINOR sedia exposição de arte sobre Guerra de Canudos

4 de dezembro de 2017
Obras estiveram expostas na Universidade de Sorbonne, Paris

Entre os dias 4 e 14 de dezembro, a FAINOR vai sediar a exposição “Canudos: A Terceira Margem”, do artista plástico Sílvio Jessé. No início de novembro, 50 obras da coleção estavam expostas na Universidade de Sorbonne, em Paris, França – mas a versão trazida para a FAINOR será mais completa, com 80 peças.

A exposição vai contar com aquarelas, óleo sobre tela e terra sobre tela. É que o artista, que também é professor da FAINOR, utilizou terra da localidade de Canudos para fazer a tinta usada em algumas das peças, o que conferiu uma tonalidade bem característica do sertão baiano, onde a história de Antônio Conselheiro se passou.

Na França, a exposição fez parte de uma jornada de estudos sobre a Guerra de Canudos, junto com o lançamento do livro “O Pêndulo de Euclides”, de Aleilton Fonseca e ilustrações de Sílvio Jessé. Estudantes e pesquisadores estiveram presentes. “Eles demonstraram um conhecimento e interesse pela história de Canudos que poucas vezes se vê aqui no nosso país”, comenta o professor.

Experiência Sensorial

Na FAINOR, a exposição “Canudos: A Terceira Margem” ainda vai contar com instalações desenvolvidas pela professora Dila Nascimento, do Colegiado do Curso de Design de Moda. A atividade vai proporcionar experiências sensoriais aos visitantes: além da visão, a exposição foi planejada para que cheiros, sons e texturas façam uma imersão no universo de Canudos. Na abertura, uma performance vai receber os visitantes, com a caracterização de personagens vestidos com roupas tingidas com terra de Canudos.

O objetivo é entender a história de forma mais completa, o dia a dia da comunidade, as ideias revolucionárias, as implicações políticas, o horror do massacre. “Guerra é quando dois exércitos se enfrentam. O que houve em Canudos foi um exército armado contra lavradores, mães de família e crianças”, reflete Sílvio Jessé. A exposição “Canudos: A Terceira Margem” será instalada na Biblioteca Professor Ubirajara Brito, no campus da FAINOR, como parte das comemorações do aniversário da Faculdade, e tem entrada gratuita.