Construa uma cidade mais limpa: saiba como

12 de dezembro de 2017

Pode até parecer que um simples papel de bala no chão não faz diferença, mas o ato de jogar lixo nas ruas traz inúmeros malefícios. O acúmulo de lixo em bueiros ou bocas de lobo pode, por exemplo, hospedar insetos causadores de doenças ou até causar alagamentos em dias de chuva.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ivan Cordeiro, o novo plano municipal de gerenciamento de resíduos já está sendo desenvolvido. A intenção é deixar ainda mais eficiente o processo de gestão de resíduos sólidos. “Com o plano, queremos construir as diretrizes que norteiam todo o processo de coleta, destinação final e reaproveitamento do lixo gerado na cidade”, afirma o secretário.

Mesmo antes da aprovação do novo plano, a Prefeitura tem investido em melhorias no tratamento de resíduos sólidos. Desde fevereiro deste ano o serviço de coleta foi ampliado, e novos Pontos de Entrega Voluntária foram criados em diferentes bairros. Mas para aumentar ainda mais a eficiência do serviço, a participação consciente da população também é fundamental.

Cerca de 300 toneladas de lixo são produzidas por dia em Vitória da Conquista, o que equivale a aproximadamente 1 quilo por pessoa. Com tanto lixo sendo produzido, atitudes simples como jogar o lixo em lixeiras públicas ou colocá-lo para fora em horários de coleta pode ajudar a evitar problemas maiores.

Para fazer a sua parte, fique atento aos horários de coleta do seu bairro, tente ao máximo diminuir a quantidade de lixo produzido e cuide bem dos espaços públicos. Assim, você ajuda a construir uma cidade mais limpa! Para mais informações, busque a Coordenação de Serviços Básicos pelo número (77) 3420-7006.

Fonte: PMVC